Página inicial > Mais Notícias > Inauguração NEPZAP - IFSULDEMINAS

Inauguração NEPZAP - IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS e SEAPA inauguram Unidade de Zoneamento Ambiental e Produtivo

DSC 0637O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) inauguraram na noite da quinta-feira, 16 de março, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Zoneamento Ambiental e Produtivo (NEPZAP), no Campus Machado. Com a parceria, o Instituto passa a integrar o grupo de instituições de ensino públicas da rede NEPZAP.

O ZAP é uma metodologia que auxilia o setor produtivo no diagnóstico da ocupação do solo e das potencialidades de uso da água nas bacias hidrográficas de cada região estudada, além de contribuir para a implantação de uma cultura conservacionista entre os produtores.

DSC 0658Participaram da cerimônia o reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Reinato; a diretora geral, professora Aline Manke; o secretário da Seapa, Thales Fernandes,o prefeito de Machado; Maycon Willian da Silva e outros prefeitos da região; o coordenador da metodologia ZAP na Seapa, professor Luciano Baião; o coordenador do NEPZAP - IFSULDEMINAS, professor Leonardo Rubim e demais professores que integram o Núcleo, além de representantes de sindicatos e outras entidades, como Emater e IMA.

DSC 0675Segundo o secretário estadual de Agricultura, Thales Fernandes, um dos principais benefícios da unidade para Machado e região é que o ZAP tira uma radiografia da bacia hidrográfica e do potencial produtivo dela e do direcionamento das águas. “A metodologia permite verificar como o recurso hídrico é utilizado pelo meio urbano e rural, possibilitando o uso mais racional e adequado desse potencial, questão fundamental para que os centros urbanos e a Agropecuária sejam sustentáveis e usem com racionalidade esse recurso que está ficando tão escasso hoje no nosso planeta”, comentou.

DSC 0616A diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke, abriu a cerimônia com uma mensagem de boas-vindas. Enfatizou a importância de apoiar causas como esta, seja em prol do meio ambiente ou para atender a uma demanda local. Ela lembrou que a iniciativa começou a ser discutida na gestão anterior, conduzida pelo professor Carlos Henrique, atual pró-reitor de Pesquisa e reitor substituto, mas garantiu que “quando são propostos desafios, o campus abraça e realiza!”.

DSC 0688Em seu pronunciamento, o professor Carlos Henrique agradeceu aos representantes das instituições e parabenizou aos envolvidos pela iniciativa. “Os institutos federais são diferentes das universidades, eles vêm justamente para diminuir a distância entre os ambientes acadêmicos e os setores produtivos”. Carlos explicou que a Extensão tem este papel no IFSULDEMINAS, trazer os problemas dos arranjos produtivos locais ao ambiente do IF, pesquisar a questão e retornar com a solução.

Ao final do evento, todos se dirigiram para o local, onde funcionará o Núcleo para o descerramento oficial da placa de inauguração.

Ribeirão Machadinho

DSC 0628Durante a solenidade, o professor Leonardo Rubim Reis, coordenador do NEPZAP - IFSULDEMINAS, apresentou o Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Machadinho, abrangendo uma área de 17 mil hectares, localizado no município de Poço fundo. O trabalho foi realizado como parte do treinamento da metodologia de uso do ZAP.

O diagnóstico mostrou que mais de 80% da sub-bacia e 51% das Áreas Permanentes de Proteção Hídricas (APPs) estão antropizados, ou seja, sofreram algum tipo de interferência do homem, como desmatamento, intervenção nos cursos d’água ou construção de estradas, por exemplo. “O estudo indicou como proposta a educação ambiental nas comunidades rurais e urbanas, além de usar a ferramenta para a gestão do uso da água com a possibilidade de remuneração, com recursos municipais, ao produtor que desenvolver ações de conservação dentro de sua propriedade”, destacou o professor.

DSC 0741O NEPZAP - IFSULDEMINAS é formado por uma equipe de cinco professores: Leonardo Rubim Reis (coordenador), ngelo Marcos Santos, Ariane Borges de Figueiredo, Walnir Gomes Ferreira Júnior e Sue Ellen Ester Queiroz.

Sobre a Rede NEPZAP

DSC 0718O NEPZAP do IFSULDEMINAS é o quarto instalado no estado. Três núcleos já foram concluídos na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Diamantina e na Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Belo Horizonte.

De acordo com a Seapa, até o fim de 2023, a expectativa é de que oito Núcleos de Estudo estejam em funcionamento, com a implantação de grupos na Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa, na Universidade Estadual de Montes Claros - Campus Montes Claros, na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo e na Universidade Federal de Lavras - Campus Lavras.

A metodologia ZAP foi criada para oferecer uma base de dados e informações para subsidiar o aprimoramento da gestão ambiental por sub-bacia hidrográfica, processo que envolve a elaboração de planos, projetos e ações capazes de gerar políticas públicas por parte do Governo de Minas. A ferramenta atua com foco na caracterização das potencialidades do meio físico, disponibilidade hídrica e no uso e ocupação do solo nos entornos das sub-bacias mineiras.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Assessoria da Seapa

Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado