Página inicial > Mais Notícias > Planejamento de volta às aulas

Planejamento de volta às aulas

Equipe de gestão, professores e técnicos se reúnem para planejamento do ano letivo de 2023

DSC 0640O IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu, nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro, uma programação intensa de atividades com o objetivo de preparar os servidores para o início do semestre letivo de 2023. Na manhã da quarta-feira (01), professores e técnicos foram recepcionados no Salão Sociocultural pela diretora geral do campus, professora Aline Manke, pela diretora de Ensino, Fabiana Lúcio de Oliveira, e pelo coordenador de Ensino, professor Diego Zanetti.

O momento teve como objetivo acolher colaboradores, compartilhar informações, prestar contas, alinhar ações e unir a comunidade acadêmica em torno da missão institucional do campus. Durante a recepção, a diretora deu as boas-vindas aos servidores que retornaram de férias,  apresentou as mudanças no organograma, composição de equipe e recomposição de vagas, aproveitou a oportunidade para falar sobre a formação de novas parcerias para oferta de cursos e execução de projetos e reestruturação da rádio. Abordou a gestão e transparência do orçamento, a construção do plano diretor e as prioridades para as ações de infraestrutura da escola. Também se colocou à disposição para elucidar dúvidas, incertezas e acolher expectativas sobre o ano letivo que se inicia.

DSC 0650Após a apresentação da diretora, um café foi servido ao lado de fora do salão, abrindo espaço para descontração e troca de informações entre os colaboradores. No momento seguinte, a diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, e o coordenador geral de Ensino, professor Diego Zanetti, apresentaram algumas pautas e diretrizes para o ano letivo. Fabiana pediu apoio aos professores para que a gestão possa dar ainda mais impulso ao crescimento e desenvolvimento do campus, lembrando a importância de uma construção participativa, conjunta e colaborativa. Enfatizou, ainda, a importância de conduzir as coisas com certa leveza e bom-humor em um ambiente escolar como o do campus.

Na parte da tarde, as diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão se reuniram para alinhamento das ações. Na quinta-feira (02/02), as equipes de apoio à Assistência ao Educando, Biblioteca, Mobilidade acadêmica e Coordenação Pedagógica tiveram seus respectivos momentos para tratar as demandas e especificidades dos setores.

Reitoria no campus

DSC 0691Na sexta-feira (03/02), o Campus recebeu a equipe de gestão da Reitoria. O professor Cléber Ávila Barbosa, reitor do IFSULDEMINAS, abriu sua apresentação com informações sobre as tratativas e pautas levadas à nova equipe de Governo, durante a última reunião realizada em Brasília, quando representou o IFSULDEMINAS junto aos demais dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ele tranquilizou os servidores com relação à solicitação de reversão da portaria que limita os processos de redistribuições na Rede, falou sobre a reivindicação de atualização da matriz orçamentária e de apoio financeiro às obras paralisadas e ao fomento de programas, como o “IF Mais Empreendedor”, “Programa Jovem Aprendiz”, que devem ser prioridades.

Ao longo da apresentação, Cleber mostrou indicadores gerais do IFSULDEMINAS, abordou desafios e perspectivas institucionais Além disso, teceu considerações sobre a conjuntura atual e caminhos para avançar as prioridades do IFSULDEMINAS. Ele falou sobre a elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos esforços que serão empreendidos para viabilizar o atendimento à alimentação de estudantes do noturno. Destacou a busca contínua pela melhoria dos processos, a construção de um escritório para apoio em projetos, captação de recursos em editais, fomento ao programa “Professor Visitante” e mencionou a necessidade de construir mais sintonia com as escolas e parceiros para prospectar alunos não apenas durante as campanhas de Vestibular, mas ao longo do ano. “Uma instituição com alunos têm desafios e problemas, uma instituição sem alunos têm um só problema”, enfatizou.

DSC 0710O pró-reitor de Ensino, professor Luiz Carlos Dias da Rocha, se apresentou aos servidores como gosta de ser chamado, “Luizinho”. De acordo com o professor, uma mudança significativa do setor foi a reorganização das diretorias. Agora são quatro diretorias: Ingresso, Ensino, Educação a Distância e Assistência ao Educando que tratarão de seus respectivos desafios. Ressaltou a importância de dar continuidade e promover melhorias nos processos de educação a distância, após o período de Ensino Remoto,  “o EaD não pode ser uma folga no Ensino”.  Falou sobre o foco cada vez maior nos processos de aprendizagem, considerando que ele se dá por meio de prática e autoria e que é preciso “oportunizar a soma de saberes”.

DSC 0740Ao fim do encontro, 14 estudantes colombianos que farão intercâmbio nos campi do IFSULDEMINAS foram apresentados aos servidores. Três deles cumprirão disciplinas nos cursos de Administração, Zootecnia e Agronomia no Campus Machado.

Nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, tem início uma programação especial de volta às aulas para estudantes do técnico e do superior.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado