Página inicial > Mais Notícias > Colação de grau especial

Colação de grau especial

Estudantes de Ciência e Tecnologia de Alimentos colam grau em cerimônia especial

DSC 0401Na última sexta-feira, 13 de janeiro, os formandos Larissa Dias Clemente e Luiz Guilherme Malaquias, do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, receberam os certificados de conclusão de curso em uma cerimônia especial no Gabinete. A colação de grau foi organizada pela Secretaria escolar e conduzida pela diretora geral substituta em exercício, a professora Dalilla Rezende Carvalho.

A colação de grau especial é uma exceção prevista no regimento de formatura da instituição para casos específicos, como a mudança da família para outro estado, posse em cargos públicos, ingresso em pós-graduação, dentre outras.

Mudança de estado

Larissa está de mudança para o Mato Grosso e pretende começar uma nova jornada lá. “Quando entrei no IF, em 2019, foi muito desafiador, pois nunca havia morado em outra cidade, mas o IF foi muito acolhedor, os professores sempre atenciosos, os funcionários também.”

DSC 0387Ela conta que sua experiência foi muito positiva e que aprendeu muito. “Mesmo com metade da faculdade sendo on-line, por conta da Covid-19, o ensino não deixou a desejar. Fiz muitos colegas, participei de várias palestras, cursos, grupo de estudos. Sou imensamente grata ao IF por ter me proporcionado várias experiências que, com certeza, contribuíram com o meu aprendizado. Foram 4 anos muito importantes pra minha vida profissional e pessoal”.

Aprovação em Mestrado

Luiz Guilherme Malaquias foi aprovado no Mestrado em Ciência dos Alimentos na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O jovem participou da empresa júnior e de diversos projetos de iniciação científica no Campus Machado e no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), em Portugal, onde fez intercâmbio. Na ocasião, foi convidado a participar de uma linha de pesquisa que resultou no trabalho “Quantificação de fármacos (Cafeína e Ibuprofeno) a partir de HPLC-Ms em análise de águas residuais”.

Fotos 8Ele conta que seu primeiro trabalho de iniciação científica foi com Pesquisa & Desenvolvimento (P & D), sob orientação das professoras Aline Manke e Marcela Rocha, em 2019, o que resultou nas primeiras produções científicas. A partir daí, surgiram outras oportunidades na linha de pesquisa em matrizes vegetais. Posteriormente, a professora Brígida Monteiro direcionou o trabalho do aluno, por meio das aulas, do Grupo de Estudos em Produtos Vegetais (NEPOV), e do estágio, o que ajudou a definir as áreas de concentração e investigação.

Para a professora Aline, Luiz Guilherme é um aluno que está sempre em busca de algo a mais e não se conforma em apenas alcançar a média. Participa ativamente de projetos e se interessa por novas tecnologias. “Poucos alunos concluem a graduação com publicação de artigo científico em seu currículo. É o tipo de aluno que está sempre instigando os professores a se atualizarem, pois é questionador, interessado e curioso, o que pra nós, como docentes, é importante por ser um motivo a mais para nos aperfeiçoarmos”, explica.

“O que me fez querer seguir para a pós-graduação stricto sensu foram as experiências da graduação, ter participado de experimentos de duas dissertações de Mestrado em Alimentos do IF e uma durante o intercâmbio”, conta. Antes de ingressar no curso, Luiz Guilherme trabalhava em uma indústria de doces de corte da região. A partir de sua experiência profissional, percebeu que o mercado está atento ao nível de especialização dos profissionais, o que acredita ser um diferencial de impacto nas seleções.

“Agora, realmente chegou ao fim: Cientista de Alimentos, com muito orgulho. Eu só tenho a agradecer a Deus e ao Campus Machado, por esta grande oportunidade, que aproveitei ao máximo”.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado e divulgação