Página inicial > Mais Notícias > Dúvidas frequentes Vestibular 2023/1º

Dúvidas frequentes Vestibular 2023/1º

Sobre matrículas

Como funcionam a primeira e a segunda chamada?

Os candidatos classificados em ordem decrescente (notas mais altas primeiro) são convocados de acordo com a modalidade escolhida (ex: Ampla concorrência, L1, L2 e outras). A lista com esta classificação e convocação para matrícula em primeira chamada estará disponível no dia 11/01. No dia 30/01, após todo o processo de matrícula, será publicada a lista com os candidatos convocados em segunda chamada.

Quem passa faz a matrícula on-line ou presencial?

As matrículas serão feitas on-line (Clique aqui para conferir o tutorial).

Como fazer a matrícula?

O processo de forma geral é simples, pode ser feito seguindo o passo a passo disponível no site (orientações para matrícula). Mas aqueles que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato com a secretaria do técnico pelo número 3295-9721 ou secretaria do superior pelo telefone 3295-9722.

Prazo para matrícula em primeira chamada?

A matrícula dos classifciados em primeira chamada deve ser solicitada de 12/01 a 18/01.

Sobre Resultados

Quando sai o resultado definitivo?

No dia 10/01, teremos o resultado final das notas. No dia 11/01, a lista com os candidatos convocados para a primeira chamada de matrículas.

O que acontece com a pontuação de uma questão quando ela é anulada?

É computada para todos os candidatos.

Quem tem direito a alojamento e como funciona?

O alojamento estudantil é destinado prioritariamente a estudantes matriculados em cursos técnicos e que não residem em Machado. Após inscrição dos alunos que cumprirem os requisitos, caso ainda restem vagas no alojamento, elas serão oferecidas aos estudantes do superior que residam fora do município por meio de edital. Acompanhe as publicações no site: portal.mch.ifsuldeminas.edu.br.

Qual o passo a passo para apresentação de recursos quanto às notas?

Os candidatos podem apresentar recursos contra os resultados parciais. Basta enviar o formulário correspondente via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qual a taxa de acerto necessária para ser aprovado?

Não existe um número específico de questões que o vestibulando deve necessariamente acertar para ser aprovado. Tudo depende do resultado geral de todos os concorrentes, podendo variar para mais ou menos questões, dependendo do curso. Não É POSSÍVEL informar média de nota, nota de corte ou nota mínima para um ou outro curso. Tudo depende das notas de todos os candidatos.

Vai ter algum tipo de lista de espera para os que não forem convocados na primeira chamada?

Os que não forem convocados na primeira chamada podem ser convocados na segunda. Tudo depende da nota alcançada pelo aluno e do número de vagas remanescentes (restantes). Fiquem atentos ao site, pois a convocação para a 2ª chamada sai no dia 30 de janeiro. As matrículas em 2ª chamada ocorerão de 31 de janeiro a 6 fevereiro.

Caso o ingressante mude de ideia quanto ao curso escolhido, pode mudar a opção de curso antes de realizar a matrícula?

Não existe a possibilidade de alteração de curso, após a finalização da inscrição. Conforme o edital, qualquer alteração deveria ser feita até esse prazo, dia 11 de novembro de 22.

O resultado final pode mudar perante o resultado parcial?

Pode haver alteração de notas, caso os recursos sejam aceitos.

Como funciona a classificação, quando há empate?

Superior por ingresso por meio de prova presencial: em caso de empate, será classificado o(a) candidato(a) que: a) Obtiver maior nota nas provas assim sequenciadas: Redação, Língua Portuguesa, Matemática; b) Apresentar idade mais elevada.

Para candidatos(as) que optam por ingresso por meio de notas do ENEM, em caso de empate, será classificado o(a) candidato(a) que: a) Obtiver maior nota nas provas assim sequenciadas: Redação, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; b) Apresentar idade mais elevada.

Técnico: Em caso de empate, será classificado o(a) candidato(a) que: a) Obtiver maior nota nas provas assim sequenciadas: 1. Língua Portuguesa; 2. Matemática. b) Apresentar idade mais elevada.