Página inicial > Mais Notícias > Cidadã Machadense

Cidadã Machadense

Diretora geral do Campus Machado recebe título de Cidadã Machadense

Foto1Na noite desta quarta-feira, 30 de novembro, a diretora geral do IFSULDEMINAS - Campus Machado, professora Aline Manke Nachtigall, recebeu o título de Cidadã Machadense. A honraria foi concedida a partir do Decreto Legislativo Nº 455, de autoria dos vereadores Erivelto Ângelo dos Santos, Clayton Nery e David Bornelli. A indicação foi aprovada por todos os parlamentares do município.

O evento homenageou 14 pessoas das mais diversas áreas, contempladas a partir dos relevantes serviços prestados à comunidade. Além do título de cidadania, o Legislativo realiza outros dois eventos, um para conceder a Medalha de Honra ao Mérito a 30 cidadãos, no dia 29 de novembro, e outro intitulado “Mulheres Notáveis”, no dia 01 de dezembro.

Em seu discurso, a diretora destacou o acolhimento do município, onde constituiu família e adquiriu maturidade profissional à frente do Campus Machado. “Quando aqui cheguei, nós tínhamos oferta de vagas em cursos técnicos e apenas um curso superior. Hoje a instituição conta com 8 cursos técnicos, 6 superiores, 3 lato sensu e 1 programa de mestrado, ao qual muito me orgulho em fazer parte do grupo que propôs e aprovou o curso na Capes, instituição que regulamenta os cursos superiores”.

“Sou muito realizada em minha profissão de professora. Fico emocionada ao vivenciar o poder do ensino na transformação de vidas. Quem é professor sabe do que estou falando e o quanto é gratificante encontrarmos com nossos ex-alunos e vermos o crescimento deles”, finalizou a diretora.

Conheça a professora Aline Manke

Foto 7Eleita com mais de 90 % dos votos, a professora Aline Manke Nachtigall é a 13ª gestora à frente do Campus Machado e a primeira mulher a ocupar a direção geral. A nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de agosto de 2022. Graduada em Química de Alimentos, mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Aline ingressou, em 2009, como docente no IFSULDEMINAS - Campus Machado.

Natural de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Aline é filha da Vera Regina e do Luiz Carlos, servidor público aposentado. Ela conta que seus pais fazem parte da primeira geração familiar a obter um diploma de nível técnico, e sempre se mostraram preocupados em garantir a educação para ela e suas duas irmãs, que também concluíram curso superior e pós-graduação.

A partir da sétima série, estudou em instituições públicas. Acredita no potencial transformador da educação para as pessoas e sua realidade social e econômica, considerando a perspectiva de Paulo Freire. “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Casada há 15 anos com João, mineiro de Itabirito, mãe da Maria Eduarda, alfenense de 12 anos, e da Luiza, machadense de 9 anos, escolheu Machado para fincar suas raízes. Sempre sentiu o desejo de contribuir para mudar a realidade. Neste sentido, assumiu o cargo de professora no IFSULDEMINAS - Campus Machado, em janeiro de 2009. Com menos de três meses, já atuava como coordenadora de curso. Atualmente, leciona disciplinas desde o curso técnico até o mestrado. Foi protagonista do grupo de profissionais que aprovou e trouxe para Machado o primeiro curso stricto sensu aprovado pela Capes, órgão regulador dos cursos de pós-graduação junto ao MEC.

Atuou em vários cargos administrativos e de representação no IFSULDEMINAS, como coordenadora de Pesquisa e diretora de Desenvolvimento Educacional, contribuindo com a discussão de importantes pautas para a comunidade. Foi integrante da Diretoria Executiva e do Conselho Curador da FADEMA. Pelos próximos quatro anos, assume a direção do Campus Machado, marcando a história da instituição como a primeira mulher a ocupar o cargo.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Câmara de Vereadores de Machado