Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Curso na região do Vale do Rio Doce
Início do conteúdo da página

Curso na região do Vale do Rio Doce

Teve início a segunda turma do Técnico subsequente com ênfase em Agroecologia 

O curso é oferecido na região do Vale do Rio Doce 

WhatsApp Image 2022 12 01 at 11.53.31 2

No dia 26 de setembro, no Centro de Formação Francisca Veras, em Governador Valadares, uma aula inaugural marcou o início do Técnico em Agropecuária subsequente com ênfase em Agroecologia oferecido pelo Campus Machado em parceria com o Movimento sem Terra (MST). O curso é coordenado pelo professor Renato Coelho e conta com 57 educandos.

Participaram da aula inaugural, o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luiz Carlos Dias Rocha, a professora Leda Gonçalves, vice-coordenadora do curso, e a assistente social do Campus Machado, Nathalia Lopes Caldeira Brant. 

A aula inaugural foi proferida pelo engenheiro agrônomo e especialista em Desenvolvimento Agrário, Bruno Rodrigo Silva Diogo, sob a mediação da professora Leda Gonçalves. As atividades foram encerradas com uma apresentação cultural. 

Esta é a segunda turma nos princípios da Pedagogia da Alternância. Já se formaram cerca de 40 estudantes do curso.  A primeira experiência ocorreu em 2013, na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, e a segunda teve início em 2016, na modalidade subsequente. Saiba mais sobre o curso! 

De acordo com a assistente social, as aulas do curso se alternam com tempo escolar no Centro de Formação Francisco Veras (CFFV) e tempo comunidade, nas casas dos educandos. “Os educandos e as educandas do curso são assentados(as) da Reforma Agrária de um dos dez assentamentos atingidos pela mineração da Bacia do Rio Doce. Os dez assentamentos dos educandos estão vinculados aos municípios de Resplendor, Governador Valadares, Periquito e Tumiritinga, sendo eles: Roseli Nunes II, Dorcelina Folador, Gilberto de Assis, Oziel Alves Pereira, Barro Azul, Liberdade, 1o de Junho, Terra Prometida, Águas da Prata I e Águas da Prata II.”

O principal objetivo do curso oferecido na região do Vale do Rio Doce é formar profissionais cidadãos/técnicos/éticos/plurais para enfrentar o desafio de manter a população no campo. Com a formação, pretende-se promover a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e garantir a produção, industrialização e comercialização agrícola, atendendo aos preceitos agroecológicos de preservação e sustentabilidade.  

Visita da Fundação Renova

IMG 5843

No dia 22 de novembro, o Campus Machado recebeu a visita de integrantes da Fundação Renova, responsável pela gestão dos recursos da indenização que repara os danos causados pelo crime ambiental na região do Vale do Rio Doce. Tais recursos ajudam a financiar o projeto para oferta do curso Técnico Subsequente com Ênfase em Agroecologia. 

Durante a visita, os integrantes se reuniram com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), que faz a gestão dos recursos da contrapartida do Campus Machado na oferta do curso. A reunião teve como objetivo instruir a prestação de contas do projeto, orçamentos e execução.  

Os integrantes da Fundação Renova também foram recebidos pela diretora geral do Campus Machado, a professora Aline Manke. A visita foi uma oportunidade para conhecer as dependências da instituição.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página