Página inicial > Mais Notícias > Coffee of The Year 2022

Coffee of The Year 2022

Campus Machado participa do “Coffee of The Year 2022” e da Semana Internacional do Café (SIC)

Foto 5A décima edição do prêmio “Coffee of the Year 2022” reuniu, de 20 a 22 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, os melhores cafés do Brasil e oriundos de diferentes regiões do País. No total, o concurso recebeu 500 inscrições de 32 regiões brasileiras, das quais se sobressaíram 180 amostras de arábica e canéforas.

As primeiras provas ocorreram no Campus Machado e reuniram diversos provadores reconhecidos. Destas, uma nova peneira foi feita e elegeu-se as 70 melhores amostras, das quais 15 foram provadas por compradores e pelo público durante a Semana Internacional do Café.

O “Coffee of the Year” é um dos mais importantes concursos de qualidade de café do Brasil. A coordenação é do professor Leandro Carlos Paiva, diretor do Polo Embrapii - IFSULDEMINAS, e tem o apoio de estudantes do Campus Machado. WhatsApp Image 2022 11 24 at 07.01.52 1Envolvidos em todas as etapas, eles organizaram desde o recebimento das amostras até a apresentação final dos vencedores no evento em BH. Leandro explica que, na primeira etapa, são selecionados os cafés que chegam para a prova e depois é feita uma reclassificação das amostras pela pontuação final. Tudo para ter certeza das notas dos cafés enviados para a final na Semana Internacional do Café (SIC).

Na etapa final desta edição, em Belo Horizonte, participaram 18 estudantes do Técnico em Agropecuária e Agronomia, que compõem o grupo de estudos “Núcleo de Qualidade do Café” (Nequali). Alex Eduardo Magalhães é estudante de Agronomia e conta que já participou de cinco edições do concurso. “Minhas experiências sempre foram ótimas". Para o estudante, o que mais marcou esta edição foi a experiência e aproximação com o mercado de trabalho, “a cada ano, surgem novas tecnologias que auxiliam o mercado e novas tendências”.

Foto 2Isabella Miguel também é estudante de Agronomia e já participou de três edições presenciais e uma virtual. “Foi bem incrível! Por conta da volta da Semana, sem restrições devido a pandemia, tivemos mais estandes para visitar, networking hiper legal, além de encontrar amigos que moram longe e que o café nos dá”.

"É uma experiência muito legal. A feira é enorme e tem muitas coisas diferentes, muitos tipos de cafés, conhecemos pessoas diferentes, fazemos amizades, dá pra adquirir muito conhecimento. Mas a melhor parte da feira é a premiação do 'Coffee of The Year', o concurso feito aqui no IF, o reconhecimento e a gratidão é enorme, muito gratificante, vale muito a pena!", comentou a aluna Giovana Cunha, do curso de Agronomia do Campus Machado. A estudante também agradeceu ao professor Leandro por proporcionar a experiência aos integrantes do Nequali.

Saiba mais sobre o Prêmio

Confira o resultado do Prêmio 2022!

Criado em 2012, o COFFEE OF THE YEAR tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Foto 4Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.

As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora) e serão degustadas pelo público. A revelação e premiação dos cafés mais pontuados e votados acontecerá durante a Semana Internacional do Café em cerimônia de premiação, no último dia do evento. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado