Página inicial > Mais Notícias > Encerramento da Josif

Encerramento da Josif

Minicursos e palestras abordaram diferentes temas nos três dias de evento

IMG 5713 jpgNos dias 16, 17 e 18 de novembro, uma série de palestras e minicursos foram oferecidos durante a 14ª Jornada Científica e Tecnológica e 11º Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS (Josif), no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Ciência, pesquisa, tecnologia, inteligência artificial, economia circular, trabalhos acadêmicos, relacionamento interpessoal foram os principais temas abordados por pesquisadores e profissionais em palestras no período da manhã e da noite.

A Jornada é um evento de relevância para  o IFSULDEMINAS por ser um espaço de divulgação ďe grande parte do trabalho desenvolvido nos campi e que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Diversos minicursos ensinaram sobre ferramentas, plataforma para trabalhos científicos, práticas laboratoriais, tratamento de dados para pesquisa, dentre outros.

DSC 0665 001“Indústria 4.0” foi tema de um dos cursos e de uma palestra. Ministrados pelo professor João Paulo Barbieri, o objetivo foi introduzir conceitos de simulação desenvolvidos para implementação em diversos campos da economia. Durante as demonstrações, ele explicou que, embora ainda não existam indústrias operando efetivamente com modelos tão avançados, há um esforço para que seja consolidado.

A estudante Rebecca Diedrich Oliveira, do Bacharelado em Administração, participou dos dois dias do minicurso. “Tivemos uma abordagem teórica e prévia dos conceitos de indústria 4.0, simulação dos softwares que podem ser usados para esta finalidade. No segundo dia de minicurso, fizemos uma aplicação prática dos conceitos em um modelo computadorizado que representava parte do que foi discutido teoricamente no dia anterior”, contou a aluna.

DSC 0653 001Caroline Cunha, professora de Língua Portuguesa do Campus Machado, participou do minicurso “Introdução ao LaTeX para produção de trabalhos científicos”. Para ela, o minicurso foi excelente. “É uma ferramenta que auxilia na produção de textos científicos, facilita a formatação que é uma das grandes dificuldades desse gênero textual, além de ser um software gratuito. A didática utilizada pelo prof Emerson na ministração do curso foi ótima. De forma bem prática, nos apresentou o LaTeX e aprendemos a produzir um artigo científico utilizando o software. A partir deste curso, pretendo  utilizar o LaTeX para produção de textos científicos”, disse.

A estudante Camila Ananias, do curso de Agronomia do Campus Machado, participou dos três dias de evento. “O que fica é a gratidão e a sensação de dever cumprido”. O evento envolveu muitos alunos de outras unidades do Instituto.

Leandro Morais Melo faz o curso Técnico em Agropecuária no Campus Muzambinho. “Não consegui conhecer tão bem o campus, mas aparentemente é um ótimo lugar. Gostei demais da recepção conosco na jornada. Gostei muito da comida também”, contou.

“Implementação de horta urbana comunitária agroecológica educativa no CRAS de Inconfidentes” foi o tema apresentado por Philippe da Silva, extensionista da Emater e licenciado em Ciências Biológicas pelo Campus Inconfidentes. Ele esteve em dois dias de evento, na quinta e na sexta-feira e contou que a palestra que mais chamou sua atenção foi “O poder das People skills no mercado de trabalho”.

DSC 0716Ilana Lívia faz Ciência da Computação no Campus Passos e  esteve no último dia da Jornada. “Participei da última palestra, às 13h, e assisti as apresentações de trabalhos. Foi incrível, amei conhecer o campus, muito bem organizado. Já quero participar do próximo evento que tiver”, disse.

Na sexta-feira (18), as atividades se encerraram no fim da tarde, após um lanche. Para a diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, “os meses de trabalho árduo, a ausência de feriados e recessos, as noites de sono perdidas compensam cada segundo dos três dias de evento. Parabéns à comissão local por tornar o evento possível e abrilhantar as nossas comemorações dos 65 anos da instituição”, disse.

DSC 0260A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Machado, professora Dalilla Carvalho,  explica que o evento envolveu uma equipe multidisciplinar, multicampi formada por professores, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação. “Hoje, revendo os momentos vividos durante o evento, me sinto feliz ao ver que nossos alunos puderam desfrutar de momentos únicos de aprendizado e socialização de conhecimentos. Minha gratidão a cada membro da equipe organizadora e de suporte da JOSIF 2022. Juntos sonhamos, planejamos e fomos desafiados. Aprendemos na prática que o sucesso só foi possível, porque seguimos firmes e unidos no mesmo propósito: servir com carinho e companheirismo entregando o melhor que podíamos”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado