Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > 10º Encontro sobre Agroecologia
Início do conteúdo da página

10º Encontro sobre Agroecologia

IFSULDEMINAS - Campus Machado sedia o 10° Encontro de Agroecologia 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Machado sediará, na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, a partir das 8h, o 10° Encontro de Agroecologia, organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do IFSULDEMINAS - Campus Machado; Núcleo de Estudos em Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar (NETASA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas. 

O evento, que acontece desde 2013, alcança em 2022 a sua décima edição com o tema “Fome e Crise Climática: a hora de uma revolução agroecológica” e marca a celebração de 10 anos do NEAPO. A partir do tema, o encontro visa mobilizar discussões sobre questões urgentes, como medidas para a erradicação da fome, sistemas agroalimentares resistentes às mudanças climáticas e acesso a alimentos em quantidade e qualidade para todos.

A programação do 10º Encontro de Agroecologia envolverá mística; mesa de debate; apresentação de resultados dos projetos do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas; ato político de construção e leitura de uma carta de compromisso das instituições; e a apresentação cultural e sarau “Florescer da Luta”. Ao longo do dia, acontecerá também uma feira agroecológica com exposição de atividades e produtos de organizações, coletivos e agricultores da região e uma ciranda agroecológica (espaço de acolhida para as crianças).

A inscrição é gratuita e pode ser realizada por meio do link: 

Programação:

8h - Recepção e café

8h30 - Mística

8h30 às 9h30 - Abertura oficial do evento (Composição de mesa)

9h30 às 12h - Mesa redonda “Fome e Crise Climática: a hora de uma revolução agroecológica” com a participação de Letícia Osório Bustamante, agricultora e presidenta da Orgânicos Sul de Minas; Leonel Sátiro de Lima, coordenador técnico regional da Emater-MG; e Ester Hoffmann, do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e mediação de Lucas Silveira, integrante do NEAPO. 

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 15h30 - Apresentação de resultados dos projetos do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas

15h30 às 16h - Café da tarde

16h - Ato político (Construção e leitura da Carta de Compromisso das Instituições)

17h - Apresentação cultural e sarau “Florescer da Luta”

Durante todo o evento - Ciranda Agroecológica (espaço com atividades para as crianças) e Feira Agroecológica

 

Cartaz 10 Encontro de Agroecologia IFSULDEMINAS Campus Machado

 

Confira as fotos das edições anteriores!

 

Texto: Assessoria de comunicação do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas adaptado pela Assessoria de Comunicação do Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página