Página inicial > Mais Notícias > Jornada da Computação

Jornada da Computação

Jornada da Computação tem formato híbrido com palestras e minicursos presenciais e on-line

Mais de 300 estudantes participaram das ações

DSC 0409Entre os dias 17 e 20 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu a 7ª Jornada da Computação e Educação. O evento é realizado anualmente pelos professores e alunos dos cursos da área Informática.

A Jornada tem como público-alvo não só estudantes da área, mas também pessoas interessadas nos temas abordados. Durante cinco dias, o evento trouxe minicursos e palestras presenciais e on-line, inovações e temas importantes que envolvem as diversas áreas da computação, mercado de trabalho, tecnologias, produtos e empresas.

DSC 0506Na parte da manhã, ocorreram palestras presenciais. Já no período da tarde, foi a vez dos minicursos ministrados por professores, técnicos administrativos e estudantes da área de Informática. À noite, os participantes acompanharam palestras on-line realizadas em parceria com os campi Passos e Muzambinho. Uma das vantagens do formato híbrido foi justamente promover palestras com profissionais em regiões distantes.

“Você ON no Mercado” e “Indústria 4.0” foram as palestras que mais chamaram a atenção da estudante Francielly Silva Araújo, do 3° ano do curso Técnico em Informática. “Eu me identifiquei muito com os temas”. A aluna conta que gostou de todos os minicursos que conseguiu participar: Arduíno, Implementação do HTML e CSS no Github e Circuitos no Tinkercad. Para Francielly, a VII Jornada da Computação foi “interessante e muito intuitiva”. No último ano do Técnico, ela pensa em seguir carreira na área de Redes de Computadores.

DSC 0545 001As jovens Júlia Gobbo e Gabrielle Couto, da empresa Youx, foram as responsáveis pela palestra “Você ON no Mercado”. Uma abordagem técnica e mercadológica de tudo que o jovem precisa saber para ingressar no mercado de trabalho. Uma das novidades do evento foi um desafio de programação lançado pela Youx, em parceria com o professor Matheus Eloy Franco.

Os participantes do evento poderão inscrever projetos da área de programação. As cinco melhores propostas serão selecionadas para uma entrevista com o time da empresa. O primeiro colocado poderá se tornar um “YouXer” como estagiário. A empresa também se propôs a dar um retorno sobre os projetos para todos os candidatos.

WhatsApp Image 2022 10 21 at 14.38.12"Cibersegurança" foi a palestra que mais chamou mais atenção do estudante Gabriel Portugal Castilho, do segundo ano do curso Técnico em Informática. O palestrante Breno Corsini Freire abordou questões pontuais da segurança em relação ao uso da internet, como senhas seguindo requisitos de letra maiúscula e caracteres especiais. Explicou que os hackers usam os meios tecnológicos para aplicar golpes, como mensagens em anúncios e até mesmo quando o usuário está conectado em rede wi-fi desconhecida.

O evento deste ano trouxe também o diretor de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS, Ramon Gustavo Silva, que compartilhou sobre “Gestão e Governança de TI no IF”. Outro diferencial foi a palestra proferida pelo profissional Luciano Duarte, “Carreiras e Oportunidades da Indústria 4.0 para o profissional de TI”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado