Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Projeto Robôs para o Ensino
Início do conteúdo da página

Projeto Robôs para o Ensino

Projeto do Campus Machado leva robótica a escolas públicas da região

DSC 0585

Robô na escola é uma realidade distante para alunos das Redes Estaduais e Municipais de Ensino. Com o projeto “Robôs para o Ensino”, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Matheus Eloy Franco, pretende levar robótica aplicada à sala de aula de nove escolas públicas da região. O projeto, apoiado pelo Programa Liberta Minas, do Governo do Estado, unifica frentes de trabalho na esfera estadual e federal. Ao todo, a expectativa é capacitar mais de 500 estudantes

As oficinas para capacitação já tiveram início e envolvem dois bolsistas do cursos de Sistemas de Informação e estudantes do Grupo de Estudos em Robótica e Automação (Autobots). Até o momento já foram oferecidas três oficinas capacitando mais de 50 estudantes. Com o fomento do Projeto Liberta Minas, será possível fornecer um kit de robótica baseado na plataforma Arduíno para cada escola vinculada ao projeto.

DSC 0590Segundo o coordenador do projeto, a ideia é inserir a robótica educativa por meio de plataformas como Arduíno e Lego Mindstorms para apoio ao ensino interdisciplinar de princípios básicos de Física, Lógica de Programação e Matemática. Foram credenciadas escolas em Machado, Paraguaçu, Poço Fundo e Carvalhópolis para participarem do projeto. As ações serão direcionadas a alunos dos anos finais do ensino fundamental II e médio. 

DSC 0617A iniciativa contará com uma série de atividades pelo período de dois anos. Em um dia da semana, os alunos das escolas credenciadas são recebidos pelo Campus Machado para participarem das capacitações nos laboratórios. Após esta etapa, serão realizadas apresentações de projetos de robótica nas escolas. Pelo menos um professor de cada escola credenciada participará de uma oficina prática para treinamento com o kit de robótica.  

Maria Clara Luz Ferreira, estudante da Escola Gabriel Odorico Rodrigues, conta que está adorando o projeto, mesmo estando no começo. Durante os dois anos de projeto, ela quer produzir muita coisa e espera que isso desperte  ainda mais seu interesse pela área tecnológica.

Outra abordagem do projeto é a oferta de cursos on-line sobre Robótica. Foram capacitados 100 alunos na primeira turma. No próximo semestre serão oferecidas mais 100 vagas.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom e divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página