Página inicial > Mais Notícias > Domingo de prova - Processo Seletivo

Domingo de prova - Processo Seletivo

Domingo de prova para candidatos aos cursos superiores

Inscrições para ingresso via Enem seguem abertas até 03 de janeiro

DSC 0339Neste domingo, 12 de dezembro, 234 candidatos fizeram a prova para os cursos superiores do IFSULDEMINAS no Campus Machado. Para este ano, a instituição destinou 70% das vagas para ingresso via vestibular tradicional. Ao todo, 344 pessoas se inscreveram para realização da prova. Neste processo, 110 candidatos deixaram de realizar a prova. O número de abstenções representou cerca de 30% dos inscritos nesta modalidade de acesso.

Muitos candidatos chegaram ao campus antes das 08h para identificação dos locais do exame. Às 8h45, as provas foram entregues aos candidatos que tiveram até 12h45 para finalização. O exame contou com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física, Inglês ou Espanhol, conforme escolha do idioma, além da redação.

DSC 0340Após uma hora de prova, foi permitido deixar salas com o caderno de questões. Os gabaritos preliminares para conferência já estão disponíveis na página do campus (clique e confira). Nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), podem ser apresentados recursos contra o gabarito, por meio do Anexo VII do Edital, que deve ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo a coordenadora do Processo Seletivo no campus, a pedagoga Débora Jucely de Carvalho, tudo ocorreu dentro do programado e sem nenhuma intercorrência. Para a realização do exame, foi exigido o atendimento ao Protocolo de Biossegurança do campus. Dentre as orientações, estavam o uso de máscaras faciais cobrindo o nariz e boca e a correta higienização das mãos com álcool em gel. Os candidatos também foram orientados a não levarem acompanhantes, como familiares e/ou amigos, com o objetivo de evitar aglomerações.

Condições especiais

DSC 0321A instituição ofereceu as condições especiais solicitadas pelos candidatos para a realização da prova. Ledor, tempo adicional, intérprete de libras, recursos à lactante e à gestante foram os principais recursos disponibilizados. Larissa Rodrigues de Oliveira contou com intérprete de libras. Ela concluiu o Ensino Médio em 2019. Neste ano, decidiu se inscrever para o curso de Licenciatura em Pedagogia, já que sonha em ser professora. Como reside na cidade de Campo do Meio, o curso na modalidade a distância ajudará a conquistar seu objetivo.

Oportunidades e expectativas

Daiana Mendes, de 18 anos, é natural de Machado e se inscreveu para o curso superior em Sistemas de Informação, pois além de gostar da área se formou no Técnico em Informática e trabalha no setor em uma multinacional da cidade. Escolheu o IFSULDEMINAS - Campus Machado pela qualidade do ensino. Para a candidata, a instituição é um local de referência e “quem estuda aqui, tem grandes chances de ser um funcionário muito bom dentro de uma empresa multinacional”, cita, como exemplo pessoal.

DSC 0290Professora na cidade de Serrania, Edinéia de Oliveira Bueno, de 48 anos, fez o vestibular para a área de Licenciatura em Pedagogia EaD, do Campus Muzambinho, porém escolheu o polo de apoio presencial  em Machado. Ela conta que é seu sonho fazer Pedagogia e que com a Licenciatura, terá novas oportunidades na sua área. Ednéia fez Magistério na Escola Estadual Iracema Rodrigues e já atua como professora em uma creche, mas para lecionar no ensino fundamental, é necessário o curso de Pedagogia.

DSC 0346Aluna do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Campus Machado, Maria Clara Milan, de 17 anos, prestou o vestibular para Zootecnia. Ela escolheu o curso  porque se identifica com a área e já conhece e estuda no campus, além de saber das oportunidades que IFSULDEMINAS oferece e da qualidade do ensino. Quem também escolheu Zootecnia foi a estudante Natieli Pereira de Souza Silva, de 18 anos, e natural de Campos Gerais. Além de gostar muito da área, ela explica que conheceu o campus por meio do seu tio, que já se formou na instituição.

DSC 0352“Escolhi Agronomia, pois já tenho proximidade com a área e sei da qualidade de ensino oferecido pelo campus. Meu sonho é fazer Agronomia aqui”, conta o machadense Otávio Gambi Nannetti, de 19 anos, que reconhece a tradição da escola na região.

De volta ao campus

DSC 0008Egresso do Campus Machado, João Paulo Mingueti, de 24 anos, se formou em 2019 em  Licenciatura em Computação. Ele abriu um negócio na área de Informática em Machado e decidiu se inscrever para o curso superior em Administração. “Eu desejo abranger mais conhecimento também na minha área, e para o crescimento da empresa”, comenta.

Texto e Fotos: Ascom do IFSULDEMINAS - Campus Machado