Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Enem no campus - 2021
Início do conteúdo da página

Enem no campus - 2021

Campus recebe cerca de 400 estudantes para a prova do Enem

WhatsApp Image 2021 11 29 at 09.44.44 1Uma tarde movimentada nas dependências do Campus Machado. Cerca de 400 estudantes fizeram a segunda etapa do exame neste domingo, 28 de novembro. A nota da prova é uma das formas de ingresso no IFSULDEMINAS, via processo seletivo da instituição ou pelo Sisu. Pela terceira vez, o Campus Machado é utilizado como local de prova na cidade. 

Residente no Distrito de Douradinho, Aleandro Matias realizou a prova no Campus. Para o estudante, a primeira fase foi tranquila. “A redação é um ótimo assunto e que muitos nem imaginam que existe”. Ele cursa Enfermagem em uma instituição privada e seu desejo é continuar os estudos em uma instituição pública. Foi aprovado no último processo seletivo para o curso de Ciências Biológicas do Campus Machado, porém como já fazia um curso superior não foi possível conciliar a carga horária.

Para Gabriela Carvalho, estudante do Técnico em Agropecuária do Campus Machado, a prova estava “complicada e muito detalhada”. A estudante achou a prova bem mais difícil, se comparada à avaliação do ano anterior. Ela pretende se inscrever para graduação no próximo ano. “Minha primeira opção de curso é Veterinária, mas vou tentar Agronomia em Machado pelo SiSU”.  

A avaliação contou com 4 provas objetivas. Ao todo, são 180 questões a serem resolvidas, 45 delas em cada área do conhecimento: Linguagens,, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias. A redação (mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas) deve ser dissertativa-argumentativa a partir da apresentação de situação-problema.

Processo Seletivo do IFSULDEMINAS

WhatsApp Image 2021 11 29 at 09.44.45 3O IFSULDEMINAS está com processo seletivo para os cursos técnicos e superiores (via Enem). vagas para ingresso em 2022/1º semestre. Ao todo, são ofertadas 1.280 vagas para o ensino integrado, 585 para o subsequente, 35 para Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica e 1.392 para o ensino superior (fora as 273 vagas, via SiSU, disponibilizadas em edital próprio ainda a ser lançado).  

As inscrições para os cursos técnicos estão abertas até 06 de dezembro de 2021. Não há taxa de inscrição, é permitida a realização de apenas uma inscrição por CPF.

Já as inscrições para os cursos superiores foram prorrogadas até 03 de janeiro para candidatos que desejam concorrer pela nota do ENEM (edições de 2014 a 2020). A seleção via Sisu, que considera a nota obtida na prova deste ano, será aberta em edital específico. 

Histórico

A primeira aplicação do Enem foi em 1998, como uma proposta de caráter transdisciplinar, com ênfase na avaliação de 5 competências e 21 habilidades do cidadão ao término da educação básica. Já em sua concepção, propunha-se a oferecer parâmetros para o prosseguimento dos estudos ou para o ingresso no mundo do trabalho. Em 1999, Instituições de educação superior passaram a utilizar o Enem como critério de acesso aos cursos de graduação. Já em 2009, o Sistema de Seleção Unificada (SiSu) foi criado. Com ele, instituições federais de educação superior começaram a utilizar as notas do Enem para seleção de alunos em seus cursos de graduação. 

Clique para saber mais sobre o Enem!

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Machado

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página