Projeto Link

Projeto Link auxilia o processo de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio Integrado

As professoras Gisele Loures e Hagar Ceriane promovem uma série de atividades com estudantes do Técnico Integrado para auxiliá-los a nos processos formativos acadêmicos e a desenvolverem a cultura de aprender, que pode ser compreendida como um conjunto de crenças, valores, conhecimentos e ideias que são acionados pelos alunos, dentre outros recursos, como ferramentas de aprendizagem.

O projeto Link realiza encontros às quintas-feiras, das 14h às 16h, por videoconferência (Meet), abordando conteúdos sobre formação profissional, vestibular, ENEM, habilidades relacionais, aplicação social de conhecimentos científicos, ciência, extensão, saúde, leitura e interpretação de textos, dentre outros.

O conjunto de ideias, formado ao longo das experiências de aprendizagem dos estudantes, serve como referência a partir da qual o aprendiz construirá outros saberes. Compreendemos que a mudança do ensino fundamental para o ensino médio integrado à educação profissional (EMI) requer que o estudante reconfigure suas referências de aprendizagem e a elas conecte a ampliação do número de disciplinas hermenêuticas, a formação profissional, a pesquisa e a extensão.

Inicialmente, o projeto atendia alunos dos primeiros anos, porém o projeto foi ampliado e atende, também, aos estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio integrado.

A programação segue até 10 de fevereiro do próximo ano.

Cooperação entre os projetos Link e Noitadas Pedagógicas

Um importante evento do projeto LINK, em parceria com o projeto Noitadas Pedagógicas, será realizado no dia 04 de novembro, das 19h às 21h, com transmissão pelo canal do Campus Machado no Youtube. O tema será “Estudos, ansiedade e saúde mental”.

A ideia é propor uma roda de conversa com a psicóloga Raquel Alves e o médico Walace Loures, que será aberta a toda a comunidade acadêmica do campus e a seus familiares. O tema surgiu em oficinas do projeto LINK, nas quais os participantes demonstraram interesse em aprofundar o diálogo. Haverá certificado e não é necessário inscrição prévia.

unnamed 2

unnamed 3