Página inicial > Mais Notícias > Jovem Aprendiz - Paraguaçu

Jovem Aprendiz - Paraguaçu

Adolescentes iniciam as aulas do Programa Jovem Aprendiz em Paraguaçu

WhatsApp Image 2021 10 28 at 16.27.34

Na segunda-feira, 18 de outubro, mais de 50 jovens de Paraguaçu participaram da aula inaugural do programa Jovem Aprendiz. Uma cerimônia realizada no Teatro Municipal Donato Leite Andrade marcou o início das atividades para estudantes de 14 a 19 anos contratados em empresas parceiras do programa. Autoridades e representantes das instituições parceiras (IFSULDEMINAS, Prefeitura e Fadema) e das empresas contratantes participaram da cerimônia.

É a primeira vez que o Programa Jovem Aprendiz é executado em Paraguaçu. Mais de 30 jovens concluíram, em julho deste ano, a primeira edição do programa em Machado. A experiência positiva motivou a expansão do Jovem Aprendiz em diversas cidades da região. Paraguaçu é o primeiro município a transformar o programa em lei municipal.

Estiveram presentes, representando a Prefeitura de Paraguaçu, Gabriel Pereira de Moraes Filho (prefeito); Fábio Vinagre Dias (vice-prefeito), Adriano Rodrigues (secretário de Assistência Social); Luciano de Oliveira Tavares (secretário de Desenvolvimento); Arildo Francisco leal (secretário de Agricultura); Jivanildo de Paula Gonçalves (secretário de Educação); Ruan Bressane (vereador e representante do Secretário de Esportes); George Hilton Gonçalves (secretário de Obras); José Cristino (chefe de Gabinete); Guilherme Reis Moterani (Procurador Adjunto); e Domingos Castilho (coordenador de Cultura).

Para representar o IFSULDEMINAS, participaram a professora Aline Manke Nachtigall (diretora geral substituta e diretora de Desenvolvimento Educacional); Michelle Marques (coordenadora geral de Extensão e coordenadora geral do Programa Juventude em Foco),
Roselei Eleotério (pró-reitora de Extensão substituta e diretora de Extensão); o professor Renato Ferreira de Oliveira (diretor presidente da FADEMA).

“A parceria com a Prefeitura Municipal de Paraguaçu e com os empresários da cidade foi crucial para o lançamento do Programa. Desde o primeiro momento, fomos muito bem recebidos, o que foi um facilitador das ações, que culminou com uma aula inaugural emocionante”, comentou a diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aline Manke.

Os vereadores Matias Fonseca, Vitória Silva, Luiz Antônio Correia (presidente da Câmara Municipal de Paraguaçu), Angela Prado, André Romão Nasser e Edmar Tavares também prestigiaram a cerimônia.

Como funciona o programa?

WhatsApp Image 2021 10 28 at 16.27.37 21

O Programa Juventude em Foco é um o programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação pedagógica de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica e com atividades práticas coordenadas pelo empregador.
Os jovens recebem formação na modalidade Arco Ocupacional Administrativo que contempla as seguintes ocupações: Auxiliar de Escritório, Arquivista/Arquivador, Almoxarife, Office Boy/Girl/Contínuo.

A carga horária total é de 1.840 horas distribuídas entre atividade teórica e atividade prática. A duração do curso é de 24 meses, com carga horária semanal de 20 horas semanais (4 horas diárias) no período da tarde.

Os contratos são feitos via CLT, registro em carteira e dão direito a uma remuneração/hora (do salário mínimo vigente ou conforme convenção coletiva da empresa contratante) proporcional às 20 horas semanais, vale transporte e demais benefícios previstos na convenção.

Nos dois anos, os jovens contratados têm aulas teóricas sobre diversos conteúdos. No primeiro módulo, eles participam das aulas teóricas todos os dias na Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho. A partir do segundo módulo, as aulas são concentradas em alguns dias da semana, para que possam cumprir as atividades práticas nas empresas.

Empresas parceiras em Paraguaçu

Caixeta Loteadora, Arroz Tatiana, COOMAP, Coságua, Fitovet, MINASUL, Linhanyl, Maia & Maia, Natus Farma, Paraguaçu Têxtil, Plasmar/Pisoteto, SICOOB, Supermercado União, Viva Farma, Via do Terno são as empresas parceiras do programa no município.

Segunda edição do Programa Jovem Aprendiz em Machado

A execução bem-sucedida da primeira edição do programa em Machado e transformação em lei municipal abriu espaço para outros municípios. Os jovens selecionados para a segunda edição do programa em Machado iniciaram as atividades em 03 de novembro e participarão da aula inaugural na próxima segunda-feira, 08 de novembro.

Na cidade de Poço Fundo, o projeto já está habilitado. A Coordenação de Extensão do Campus Machado trabalha em projeto de lei para oferta no próximo ano. “Estamos em processo de cadastramento de mais quatro cursos em outros dois municípios da região, com previsão de início no próximo ano”, explica a coordenadora de Extensão, Michelle Marques.