Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Jovem Aprendiz - Paraguaçu
Início do conteúdo da página

Jovem Aprendiz - Paraguaçu

 Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco avança e se transforma em lei municipal na cidade de Paraguaçu 

Estudantes do município podem se inscrever até o dia 12/09

 

Edital 14/2021

Retificação 1 Edital 14/2021

Retificação 2 Edital 14/2021

Resultado Triagem (14/09)

Retificação 3 Edital 14/2021 e Resultado Final

Retificação 4 Edital 14/2021 

Resultado Final

Mais um município da região transforma o Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco em lei municipal. Esta aberta foi aberta aos jovens do município e conta com 50 vagas.

O IFSULDEMINAS - Campus Machado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraguaçu e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Fadema), lançou o edital que regulamenta o processo seletivo na sexta-feira, 20 de agosto, e abre inscrições para a primeira turma do Programa Jovem Aprendiz - Juventude em Foco na cidade de Paraguaçu entre os dias 23 de agosto e 03 de setembro 12 de setembro.

Segundo a Lei da Aprendizagem, um jovem aprendiz é estudante de uma instituição pública ou privada e trabalhador ao mesmo tempo em empresas ou entidades. Assim, o jovem recebe uma formação profissional para o trabalho que que está realizando.

Para participar do programa, o jovem precisa: ter idade entre 15 e 19 anos; estar matriculado na rede de ensino público e bolsista na rede particular; pertencer à família de baixa renda, de acordo com o Decreto Lei 6.135 de 26/06/2007; ter disponibilidade de 4 horas diárias contínuas para cumprir as atividades do projeto e ser residente da cidade de Paraguaçu.

Saiba mais sobre o Programa!

Inscrições:

As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 03 de setembro 12 de setembro de duas maneiras:

Presencial, (de segunda a sexta-feira, somente das 12h às 17h) na sede do CRAS, localizada na Rua José Ribeiro Pereira, 36, Nova Paraguaçu e na Sede do CREAS, localizada na Rua Lino Prado, 625, Vila Sinara em Paraguaçu - a serem recebidas pelo Município de Paraguaçu.

On-line (clique aqui para se inscrever)

Documentação e informações

A. Apresentar presencialmente ou enviar através do formulário eletrônico a seguinte documentação: i. Folha Resumo do Cadastro Único do Governo Federal atualizado, devidamente assinada e emitida pelo órgão gestor do Programa Bolsa Família (quem não possuir o Cadastro Único, deverá procurar o órgão gestor do Programa no município onde reside); ii. Declaração de que está matriculado na Rede de Ensino Pública ou bolsista, emitida pela escola e assinada pelo responsável da secretaria escolar; iii. Cópia da RG (carteira de identidade); iv. Cópia do CPF; v. Cópia da carteira de habilitação se tiver; vi. Cópia do comprovante de residência dos últimos três meses (Conta de luz, água ou telefone); vii. Ficha de inscrição, conforme Anexo I, para as inscrições presenciais; viii. Currículo, conforme Anexo II.

B. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável para realizar sua inscrição.

C. A falta do envio de documentos na forma prevista acima ou o envio fora do prazo ou local estipulado neste Edital, acarretará a desclassificação imediata do jovem.

D. É de inteira responsabilidade do jovem a realização da sua inscrição, nos termos previsto neste edital, em que o mesmo deverá declarar todas as informações, bem como, anexar todos os documentos requeridos sob pena de desclassificação.

E. Os documentos ilegíveis ou em desacordo com o exigido no edital, impossibilitando de qualquer forma a conferência e avaliação, serão considerados como inexistentes.

F. Ao efetivar a sua inscrição o jovem declara que leu integralmente o conteúdo deste Edital e que concorda com todas as condições e regras nele estabelecidas, não podendo alegar qualquer espécie de desconhecimento sobre os seus termos.

G. Os jovens que prestarem declaração falsa ou inexata durante o referido processo seletivo ou que não tenham condições de satisfazer a todas as cláusulas enumeradas no presente Edital terão suas inscrições anuladas, com a consequente desconsideração e revogação de todos os atos delas decorrentes, mesmo que estejam classificados ou beneficiados com o Projeto.

Conheça o Programa!

O Programa Juventude em Foco é um o programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação pedagógica de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica e com atividades práticas coordenadas pelo empregador.

Os jovens receberão formação na modalidade Arco Ocupacional Administrativo que contempla as seguintes ocupações: Auxiliar de Escritório, Arquivista/Arquivador, Almoxarife, Office Boy/Girl/Contínuo.

A carga horária total é de 1.840 horas distribuídas entre atividade teórica e atividade prática. A duração do curso é de 24 meses, com carga horária semanal de 20 horas semanais (4 horas diárias) no período da tarde. 

O jovem aprendiz será contratado pela CLT com registro em carteira e terá direito a um salário/hora (do salário mínimo vigente ou conforme convenção coletiva da empresa contratante) proporcional às 20 horas semanais, vale transporte e demais benefícios previstos na convenção.

O jovem aprendiz receberá uniforme do Programa, material escolar e alimentação no dia da atividade teórica.

Os subsídios financeiros para o pagamento das despesas do programa seguirão conforme plano de trabalho do projeto aprovado no parceiro IFSULDEMINAS - Campus Machado, sendo financiados mediante contratos de repasse firmados com as empresas e Município de Machado, ora beneficiários com a alocação dos jovens do Programa.

O prazo de validade deste processo seletivo será de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério dos parceiros.

As admissões dos aprendizes se darão por prazo determinado, somente após concluída a segunda etapa de seleção, nos termos da lei vigente, sob responsabilidade das empresas e/ou pelo Município de Machado.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página