Página inicial > Mais Notícias > Materiais Didáticos

Materiais Didáticos

Licenciandos de Ciências Biológicas produzem materiais didáticos para alunos com deficiência visual e auditiva

1Durante a disciplina de Parasitologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a professora Débora Dourado, do IFSULDEMINAS - Campus Machado, propôs aos alunos desenvolverem conteúdos sobre temas específico da disciplina, utilizando modelos didáticos para estudantes do Ensino Médio e também para alunos com deficiência auditiva e visual. De acordo com a professora, o objetivo da atividade foi fazer com que os alunos de licenciatura trabalhassem a docência e entendessem a importância de pensar no aluno deficiente.

“Dei um tema de parasitologia para cada grupo e solicitei que preparassem uma aula de 30 minutos para alunos do Ensino Médio e elaborassem um material didático-pedagógico para alunos cegos ou surdos. O resultado me surpreendeu muito, cheguei a chorar de câmera fechada, tamanho meu orgulho”, contou a professora.

2Além de elaborarem o material, os alunos produziram vídeos demonstrando a aplicação e ensinando como replicar estes materiais. “Abordamos diferentes metodologias, algumas para aulas teóricas, alguns jogos e muitos promovendo a interação do aluno deficiente com toda a turma, para promover a inclusão efetiva e não só a inclusão no espaço físico”, conta a estudante Karen Moura.

De acordo com a professora, foram três grupos. O primeiro deles trabalhou o tema “Conceitos básicos de parasitologia” e disponibilizou o vídeo neste canal do Youtube.
Contribuíram com o trabalho: Ana Ester de Souza Santos, Aline Guerrera Santos da Silva, Camila Carvalho Caproni, Geisibel Gonçalves Miranda, Karen de Moura Martins, Nayane Maria Moreira Tavares, Thalia Borges Marinho e Richer Simoes Reis.

O segundo grupo utilizou como tema “Nematelmintos (foco em Ascaris)” e preparou o material que está disponível neste link. Alexsander do Nascimento, Brendon Alves Neto, Bruna Pinto de Moura Silva, Divanildo de Paula Coelho e Tiago Merante foram os estudantes que prepararam o material.

3Por último, o terceiro grupo apresentou o tema “Platelmintos (foco em Taenia)”, cujo material está disponível neste link. O trabalho contou com a participação dos alunos Rafael Costa Bemvinda, Raphael Fagundes Roque, Patrícia Elaine da Silva Carvalho, Priscila, Millan Rodrigues , Gabriela Alvarenga Freire, Paula dos Santos Vieira, Everson Junior da Silva e Priscila Milan Rodrigues.

“Acreditamos que este material está muito bom para ficar restrito a nossa turma, e que merece ser divulgado, por ser um compilado de materiais que podem auxiliar muitos docentes que procuram metodologias acessíveis e inclusivas e também para divulgarmos os trabalhos maravilhosos que os graduandos estão realizando dentro do instituto”, comentou a professora.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado