Conceito 5

Sistemas de Informação é conceito 5 pelo Ministério da Educação

Campus Machado é a única instituição pública da região a conquistar nota máxima no curso

Post 3 60

O IFSULDEMINAS - Campus Machado teve mais um curso reconhecido com nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Desta vez, o Bacharelado em Sistemas de Informação recebeu conceito 5 na avaliação realizada em 2019.

O processo de reconhecimento de cursos superiores ocorre quando a primeira turma já cumpriu entre 50% e 75% da carga horária prevista para a conclusão do curso. É realizada, então, uma avaliação para verificar se foram cumpridos o projeto pedagógico do curso e os requisitos legais exigidos para seu reconhecimento. Essa avaliação é feita in loco, segundo um instrumento próprio, durante dois dias, por uma comissão de dois avaliadores. São considerados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas. Esta visita ocorreu em maio de 2019, mas o processo total de avaliação só foi concluído nesta semana, quando a instituição finalmente recebeu a nota 5.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, professora Aline Manke, foram muitos recursos aportados em ações para o curso, que conta com vários laboratórios, professores qualificados e acompanhamento da equipe pedagógica. “Com certeza as atividades de pesquisa, extensão e inovação são refletidas neste resultado, uma vez que no momento da avaliação foi apresentado um riquíssimo portfólio com as ações e oportunidades que a instituição oferece aos seus estudantes. Esse conceito nos motiva a continuar aperfeiçoando os nossos processos para ofertar um ensino público, gratuito e de qualidade para Machado e região”.

Em 2015, teve início a primeira turma do curso que se formou em 2018. “A nota 5 no Conceito de Avaliação do Curso de Sistemas de Informação vem coroar o trabalho que começou em 2014, com a idealização da proposta do curso, e reflete o esforço da gestão, dos docentes, dos técnicos administrativos e colaboradores em ofertar um ensino de excelência para a região”, enfatizou a diretora de Desenvolvimento Educacional.

Para o coordenador de Sistemas de Informação, professor Matheus Eloy Franco, “o conceito 5 fomenta a qualidade do curso e do nosso campus, motiva o corpo docente e discente. É um diferencial, pois poucos cursos de Sistemas de Informação possuem conceito 5 na região”. De acordo com os indicadores do INEP/MEC, o Campus Machado foi a única instituição pública da região a conquistar a nota máxima para o curso.

Avaliação de cursos do Campus Machado

De todos os reconhecimentos de cursos superiores do Campus Machado, esta é a terceira nota  máxima obtida. Ciência e Tecnologia de Alimentos e Administração também obtiveram nota 5. Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação receberam nota 4. Os dois conceitos são considerados excelentes pelos avaliadores de desempenho do INEP/MEC.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado