Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Pesquisa com Cerveja Artesanal
Início do conteúdo da página

Pesquisa com Cerveja Artesanal

Campus Machado desenvolve pesquisa sobre cerveja artesanal e o aproveitamento de seus resíduos.     

Logotipo da cerveja artesanalDepois de ganhar expertise na produção de queijos, iogurtes e carnes, o IFSULDEMINAS - campus Machado trabalha na pesquisa e desenvolvimento de cerveja artesanal. As atividades tiveram início no primeiro semestre deste ano, sob a supervisão do professor Alex Uzêda de Magalhães, do setor de Alimentos, com apoio dos docentes Vanderley Almeida Silva e Julio Cesar de Carvalho. “Tudo começou a partir de uma conversa, na qual pretendíamos fortalecer a disciplina de Tecnologia de Alimentos, até então muito teórica”, explicou Vanderley. A partir daí, foi feito um convite à comunidade acadêmica maior de 18 anos. 36 alunos de vários cursos aderiram ao projeto CervArt, que atua no estudo e produção de Cerveja Pilsen, IPA, Red Ale e Trigo. Com a cevada residual são  desenvolvidas receitas para pão integral, cookies e bolos. “Sensorialmente o sabor é muito agradável. Em breve faremos a análise química desses alimentos”, complementa Vanderley. 

O projeto está cadastrado no NIPE (Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão) do campus e prevê a compra futura de equipamentos mais modernos para a fabricação. Atualmente, estudantes e servidores usam máquinas mais rudimentares, disponíveis na instituição. Com o avanço nas ações, o CervArt  buscou apoio para a reforma da estrutura da antiga agroindústria, criando condições para a ampliação do setor. As obras estão sendo conduzidas pelo Instituto, com a participação dos discentes e docentes que, efetivamente, colocaram a mão na massa. Segundo o coordenador do projeto, professor Alex Uzêda, a palavra CerVart que levar à ideia de que "fazer cerveja é uma arte". Ele também afirma que a proposta é fornecer as melhores condições para a produção de cervejas artesanais no ambiente acadêmico, com segurança, facilitando o ensino, a pesquisa e extensão. “Poder desenvolver uma variedade de cervejas artesanais em um ambiente reformado, simples e agradável é um sonho que agora se concretiza”, disse.Estudantes auxiliam na pintura do laboratório

 O setor de agroindústria passa por reforma hidráulica e elétrica, além de receber pintura nova. A próxima meta é oferecer cursos, seminários e workshops aperfeiçoando a capacitação e  favorecendo o desenvolvimento desta cultura. 

Apoio da Cooperativa Escola

O grupo CerVart conta agora com o apoio da Coetagri, que auxiliará e custeará a compra dos insumos necessários à produção como: cevada, malte, lúpulo, garrafas e tampas. Segundo Jonathan Ribeiro de Araújo, coordenador da cooperativa escola, “a bebida será comercializada quente e  somente para maiores de 18 anos, com a devida identificação. Para maior segurança, também fizemos uma consulta jurídica antes de vendermos. É bom lembrar que os recursos serão revertidos novamente em prol do projeto de pesquisa e ensino”. A ideia é que cada garrafa seja oferecida a R$ 12,00.

Texto: Ascom Machado

Fotos: Divulgação CerVart e Ascom

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página