Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Superiores > Cursos Superiores > Bacharelado em Zootecnia
Início do conteúdo da página
Escrito por Diego de Souza e Silva | Criado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 11h18

WhatsApp Image 2018 10 22 at 15.24.13

O Zootecnista é um profissional das ciências agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou em domesticação (silvestres). Seu trabalho começa com aplicação de técnicas para melhorar geneticamente os animais a serem utilizados na produção, acompanhamento de todo o desempenho produtivo do animal por meio do controle da nutrição, manejo e sanidade do rebanho. Também é responsável pela avaliação dos alimentos produzidos após o abate, garantindo a segurança alimentar do consumidor.

Assim, compete ao Zootecnista produzir alimentos para os animais, formular e balancear rações, melhorar geneticamente os rebanhos, projetar instalações específicas para cada espécie animal objetivando o seu bem-estar; adotar medidas sanitárias para prevenção de doenças, supervisionar animais em sociedades e associações de registro genealógico, em feiras e exposições, desenvolver atividades de assistência técnica e extensão rural, planejar, executar e supervisionar pesquisas, visando gerar tecnologias à criação de animais, criar e preservar animais silvestres, dentre várias outras funções.

O curso de Zootecnia do IFSULDEMINAS visa formar profissionais com formação superior sólida, para atuar junto aos meios de produção animal, na pesquisa, no ensino ou na extensão. O Zootecnista pode atuar como consultor, em associações e cooperativas agrícolas, fazendas de produção animal e fábricas de ração para animais, órgãos públicos de assistência e extensão rural, laboratórios e unidades de pesquisa e ensino.

Em síntese, o Zootecnista formado no IFSULDEMINAS trabalha para o aumento da produtividade animal, por meio da aplicação das técnicas de produção e em atendimento aos interesses da comunidade em que estiver inserido, com consciência ética, política, humanista e ambiental.

 

Bacharelado em Zootecnia
Duração  5 anos/10 semestres
Turno Diurno/ Integral
Quantidade de Vagas ofertadas 50
Conceito MEC 4

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página