Campus Machado apresenta projetos Asas para o Futuro e Cuidotecas em evento sobre política de cuidados
O IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou, no dia 3 de dezembro de 2025, dois encontros voltados à promoção da inclusão, da equidade de gênero e da inovação: a apresentação dos projetos Asas para o Futuro e Cuidotecas, iniciativas que integram ações estratégicas da Política Nacional de Cuidados. As atividades ocorreram no Espaço Sociocultural, com sessões às 9h30 e 19h, reunindo servidores, estudantes e colaboradores.
Coordenado pela professora Gisele Loures, o evento introduziu conceitos sobre a Política Nacional de Cuidados (PNaC) e o Plano Nacional de Cuidados (PNC), legislação recente que estrutura diretrizes para reconhecer o cuidado como um direito, um bem público e um elemento fundamental para a justiça social. A apresentação da professora contextualizou o papel central do trabalho de cuidado na sociedade e destacou que, historicamente, a maior parte desse trabalho recai de forma não remunerada sobre as mulheres, gerando desigualdades e barreiras ao acesso à educação, ao mercado de trabalho e à vida pública.
Asas para o Futuro: formação em STEM e inclusão produtiva
O primeiro projeto apresentado, Asas para o Futuro, é desenvolvido pelo Ministério das Mulheres em parceria com diversos ministérios e Institutos Federais, entre eles o IFSULDEMINAS. A iniciativa é voltada a jovens mulheres de 15 a 29 anos, especialmente em situação de vulnerabilidade, e busca ampliar a presença feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
No Campus Machado, o programa ofertará os cursos Produção, Edição e Veiculação de Mídias e Marcas Digitais e Meninas Digitais – Tecnologia em Café: do grão à xícara, com 160 horas cada e 30 vagas por turma. As inscrições serão abertas em janeiro de 2026, com aulas previstas para o período de fevereiro a maio. A iniciativa prevê ainda bolsas de R$ 300 mensais, acompanhamento pedagógico, oficinas profissionalizantes, mentoria e apoio à inserção no mercado de trabalho.
Segundo a coordenação, o curso de mídias digitais foi estruturado para atender às demandas crescentes do mercado e da economia digital, dialogando com a realidade local e com oportunidades de atuação em comunicação, redes sociais e produção de conteúdo. A professora Daniela Augusta, coordenadora do grupo de estudo Meninas Digitais, apresentou a interlocução entre os projetos, destacando que o grupo atuará diretamente na qualificação das mulheres e detalhando um pouco mais as atividades.
Na ocasião, a estudante Isabelle Pratesi, formada em Sistemas de Informação, integrante do Meninas Digitais e instrutora do projeto, ressaltou a importância de ampliar a formação em mídias digitais. Ela destacou que a capacitação é essencial não apenas para quem deseja empreender, mas também para profissionais que buscam divulgar seus serviços, considerando que esses canais se tornaram fundamentais na comunicação contemporânea.
Cuidotecas: compartilhamento do cuidado e permanência estudantil
O evento também apresentou o projeto Cuidotecas, que prevê a implantação de espaços de cuidado infantil destinados a crianças de 3 a 12 anos, permitindo que mães, pais ou responsáveis possam estudar ou trabalhar no campus com tranquilidade. O serviço será gratuito e ofertado no contraturno escolar, com atividades como brincadeiras, leitura, descanso, alimentação e acompanhamento pedagógico.
A Cuidoteca tem como objetivos garantir o direito das crianças ao cuidado seguro, prevenir riscos e violências, incentivar a convivência e reduzir o uso excessivo de telas. Para as famílias, a proposta contribui para a permanência em cursos de formação, reduz a sobrecarga do cuidado e amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho — metas alinhadas à PNaC e ao Plano Nacional de Cuidados.
A equipe técnica prevista para cada turno inclui pedagoga, cuidadoras e bolsistas, com atendimento em horários diurno e noturno. O campus está realizando um levantamento de demandas para definir o modelo de funcionamento, prioridades de acesso e necessidades da comunidade acadêmica.
Fortalecimento da rede de cuidados
Além da apresentação dos projetos, o encontro promoveu um momento de diálogo com o público, que pôde contribuir com sugestões, dúvidas e percepções sobre a futura Cuidoteca e sobre as ações formativas do Asas para o Futuro. Os participantes receberam certificação de 2 horas, mediante inscrição realizada no local.
A professora Gisele Loures destacou que a implantação de políticas de cuidado no âmbito dos Institutos Federais representa um avanço para a equidade de gênero e para o fortalecimento das trajetórias educacionais: “O cuidado é um bem social que sustenta a vida, a sociedade e a economia. Reconhecer e compartilhar essa responsabilidade é fundamental para que todas as pessoas tenham condições reais de estudar, trabalhar e se desenvolver”, afirmou.
Segundo a diretora-geral, professora Aline Manke, a implantação da Cuidoteca representa um passo importante na construção de um ambiente mais acolhedor e justo no campus. Ela destaca a entrega de um projeto que dialoga diretamente com as necessidades da comunidade. “É um espaço de cuidado - cuidado com nossos servidores, cuidado com nossos estudantes - para que possam estudar e trabalhar com mais tranquilidade, com menos preocupações no dia a dia”, afirmou.
Aline também ressaltou o empenho da equipe envolvida na elaboração dos projetos e o esforço institucional para viabilizá-los. “Quando a professora Gisele trouxe a ideia e buscou apoio para levar o projeto a Brasília, tudo aconteceu de forma muito intensa e rápida”, completou ao ver que esse momento de entrega a fez lembrar de toda a trajetória para tornar a ideia possível.
O professor Pedro Carvalho, diretor de Extensão, elogiou a proposta dos dois projetos e destacou a importância das iniciativas. “Ensinar ciência, tecnologia, engenharia e matemática para meninas e mulheres é uma iniciativa extremamente positiva e com grande potencial de impacto para esse público. E o outro projeto, as Cuidotecas, nem se fala. É uma proposta robusta, uma semente, como disse a professora Aline, de algo maior que esperamos desenvolver no futuro.”
Ao final do evento, foi aberto um espaço de diálogo com os participantes. Mães servidoras e estudantes que estiveram presentes elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de ações que fortaleçam a rede de cuidados necessária ao exercício da maternidade.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
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