Campus Machado comemora 10 anos do Mestrado em Alimentos
Melhores dissertações de 2023 e 2024 recebem premiação
No dia 12 de setembro de 2025, o Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS – Campus Machado recebeu a cerimônia em comemoração aos 10 anos do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O evento contou com a presença de diversas autoridades do instituto e premiou as melhores dissertações de 2023 e 2024.
O curso foi o primeiro stricto sensu do IFSULDEMINAS, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A diretora-geral do campus, professora Aline Manke, relembrou o início da trajetória para a abertura do curso e parabenizou os envolvidos que contribuíram para sua consolidação. “Se hoje nós estamos aqui, é graças a muitas cabeças e mãos que se debruçaram sobre documentações e fizeram com que este momento fosse possível”, disse.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Reinato, destacou as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos e a superação demonstrada nos resultados obtidos.“Nos bastidores existe muito trabalho, mas o resultado é gratificante. Eu espero que o mestrado continue por muito tempo, porque nada mais estimula a pesquisa em uma instituição do que uma pós-graduação.”
A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Machado, professora Letícia Amaral, que ingressou recentemente como docente do programa, ressaltou a importância de dedicação desde o início da trajetória. “Temos muito trabalho feito e muito a fazer. Nós temos uma jornada a caminhar, então teremos que começar com passos firmes, sabendo para onde queremos ir, que no final chegaremos lá.”
A atual coordenadora do mestrado em Alimentos, professora Dalilla Rezende, destacou a grande procura pelo curso e reforçou a importância da perseverança durante o processo. “As dificuldades vão aparecer, mas é aqui que aprendemos a ter perseverança na vida e cumprir os caminhos, que vão ser difíceis em qualquer área da nossa vida, e de alguma forma iremos contorná-las.”
Premiações
Rachel Machado de Sousa foi orientada pelo professor Leandro Carlos de Paiva e conquistou o primeiro lugar na premiação referente ao ano de 2023, com o trabalho “Qualidade Físico-Química de Frutos de Cafeeiro e Sensorial da Bebida: Uma Determinação em Diferentes Partes da Planta”.
Ela conta que ficou muito feliz quando soube do resultado, pois o prêmio simboliza a valorização e a importância da pesquisa científica. “Tenho uma frase que se aplica à minha vida profissional: ‘as sementes do conhecimento são plantadas diariamente e ao longo da vida, e os frutos germinaram e os resultados serão alcançados’. E hoje, com a premiação, estou colhendo os frutos, consolidando mais um dos meus objetivos profissionais propostos no segmento da cafeicultura.”
Rachel atua profissionalmente há vários anos e se diz apaixonada pela área. “Agradeço a todos os profissionais que contribuíram e ao professor Leandro, que me concedeu a oportunidade de adquirir novas informações, habilidades e experiências profissionais durante o período em que estive no Campus Machado.” Ela dedicou o prêmio aos apaixonados pelo café, que também buscam a qualidade físico-química e sensorial dos frutos.“Que a força e o sabor do café sejam sempre o tempero para mais conquistas profissionais”, comentou.
Confira os premiados!
Aula inaugural
A aula inaugural do curso ocorreu em 5 de setembro, reunindo 25 estudantes, entre novatos e veteranos, no Polo de Inovação e Empreendedorismo. Na ocasião, alunos do 2º ano apresentaram seus projetos de pesquisa, permitindo aos ingressantes conhecer melhor o programa.
A estudante Thayla Caproni foi uma das alunas a apresentar seu projeto. O trabalho faz parte da Disciplina Dissertação 1 o que se assemelha à qualificação. Para a aluna, essa etapa tem sido um processo enriquecedor, tanto no aspecto acadêmico quanto no pessoal. Ela relata que tem sido um período de bastante aprendizado, em que está aprofundando seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades de pesquisa e que tem contato mais próximo com a realidade do campo de estudo. “Ao mesmo tempo, tem sido também um momento de desafios: de organização, disciplina e superação de obstáculos. Encaro essa fase como uma oportunidade única de amadurecimento, não só na pesquisa, mas também como pessoa, no meu emprego, pois me permitiu enxergar de forma mais ampla a importância da ciência e da pesquisa para a sociedade”.
Bianca Azevedo, nutricionista residente em Varginha (MG), ingressou neste ano no mestrado. Ela tem uma empresa de consultoria e auxilia indústrias do setor alimentício, principalmente na área de produtos de origem animal. Sobre o que espera, ela se mostrou bastante animada: “Expectativas altíssimas! Quero aprender muito nesse tempo, estou amando os professores, os colegas, o campus. Acho que vai ser muito gratificante pegar o meu diploma de mestre”, comentou.
Professores de diversas unidades
Até o momento, cerca de 21 docentes já contribuíram com o curso. Ao longo dos 10 anos, o Mestrado em Alimentos recebeu 11 turmas, somando 103 estudantes e registrando 68 defesas de dissertações.
A área de Ciência de Alimentos é multidisciplinar e interdisciplinar, envolvendo biologia, química e física no estudo dos alimentos, suas alterações e princípios de processamento, com o objetivo de fornecer bases para a Tecnologia e a Engenharia de Alimentos.
Linhas de pesquisa:
a) Gestão da qualidade na cadeia produtiva de alimentos.
b) Inovação e desenvolvimento de produtos alimentícios.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais