Estudantes do IF Goiano - Campus Ceres participam de intercâmbio de estágio no Campus Machado
No domingo, 27 de julho, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu cinco estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres para o Programa de Intercâmbio de Estágios. Durante uma semana, as intercambistas vivenciaram experiências de aprendizado fora da sua unidade de origem.
Na segunda-feira, 28 de julho, as alunas foram recepcionadas pela diretora-geral, professora Aline Manke. A semana começou com uma programação intensa, e um tour pelo campus possibilitou conhecer um pouco das principais áreas e setores da instituição.
Durante a visita, as estudantes participaram de atividades práticas, como o plantio de mudas, o contato direto com as abelhas do campus, e visitas aos setores de meliponicultura e piscicultura. Também conheceram nascentes e projetos de preservação ambiental. Um dos pontos altos mencionados foi o contato com os grupos de estudo, algo que, segundo elas, não existe em seu campus de origem.
A técnica em Agropecuária Hortência Aparecida Botelho acompanhou as alunas ao setor de Meliponicultura e conta que elas aprenderam sobre o processamento do mel, viram de perto as colmeias de várias espécies, “exploraram o ‘hotel’ para abelhas solitárias e ainda provaram o mel direto da colmeia”, disse.
O agrônomo Arnaldo Libório acompanhou a visita das intercambistas ao projeto piloto de Recuperação de Nascentes. Ele explica que o projeto possui uma área de “recarga” de água, acima das nascentes, na qual foram plantadas aproximadamente mil árvores nativas da Mata Atlântica. “As alunas realizaram o plantio de 10 árvores nativas da Mata Atlântica e mediram a vazão das nascentes em recuperação. Durante o período que estivemos lá, expliquei todo o processo de recuperação das nascentes”, comentou.
Lúcio Milan, técnico do laboratório de Biologia, acompanhou as alunas durante a visita ao laboratório e ao Museu de Ciências Naturais, e observou que elas elogiaram a estrutura dos laboratórios do campus, a quantidade de equipamentos e as pesquisas desenvolvidas. “Outra coisa que chamou a atenção delas foi a altura das árvores do campus e o tipo de vegetação aqui da nossa região”, comentou.
Brunna de Oliveira Vaz, que cursa o 6º período, contou que adorou a experiência no campus. “O espaço é amplo, bem estruturado, com laboratórios grandes, organizados e muito bem equipados. Fiquei impressionada com os meios de produção, tudo muito interessante, ainda mais por serem movimentados com a participação dos estudantes”.
Ela relata que achou legal a existência de grupos de estudo específicos para cada área e que gostou de todas as atividades, mas algumas marcaram de forma especial, como a meliponicultura e o projeto das nascentes. “Também foi incrível ter aquele contato direto com as serpentes”.
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais