Estudantes e servidores visitam as obras do Campus Machado
Os 68 anos do IFSULDEMINAS – Campus Machado também foram marcados por um olhar voltado para o futuro. Na sexta-feira, 04 de julho, pontos estratégicos do campus foram abertos para que alunos e servidores pudessem conhecer de perto o andamento de três grandes obras: um novo bloco de salas de aula, o refeitório e o Polo de Inovação e Empreendedorismo.
De acordo com a diretora-geral do campus, professora Aline Manke, a ideia de abrir as visitas não se restringe ao simbolismo. Para ela, celebrar o aniversário da instituição junto às construções é uma forma de mostrar na prática o que se concretizará nos próximos meses, uma vez que os espaços já estão em fase de finalização e poderão ser utilizados pela comunidade acadêmica.
Ampliação da infraestrutura
Atualmente, as três construções representam investimentos que somam quase R$ 10 milhões e fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Boa parte dos recursos foi viabilizada por meio de articulações em Brasília, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com o secretário Marcelo Bregagnoli, lideradas pela professora Aline e pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, com apoio de parlamentares como o deputado federal Odair Cunha.
No final do ano passado, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, professor Marcelo Bregagnoli, esteve no Campus Machado para acompanhar as obras e destacou a relevância da ação por se tratar de obras estruturantes: "uma delas impacta diretamente a permanência dos estudantes: o restaurante estudantil. A outra são as salas de aula, que vão ampliar a capacidade de oferta de vagas da instituição. Assim, o Campus Machado poderá ampliar seu atendimento regional e cumprir melhor seus objetivos. Já a terceira obra, que vem se prolongando há algum tempo, é a do Polo de Inovação, também promovida pelo PAC”, comentou na ocasião.
O novo refeitório, por exemplo, teve sua construção iniciada em março de 2023. O espaço tem 4.000 metros quadrados de área construída, capacidade para 384 assentos e deverá servir cerca de 850 refeições no horário de almoço. O projeto contempla área de cocção, câmaras frias, padaria, almoxarifado, vestiários e espaços de convivência mais amplos.
Durante a visita, o coordenador-geral de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, apresentou a estrutura aos alunos, explicou como será organizada a rotina no local e destacou a localização estratégica para estudantes residentes e semiresidentes.
Entre os diferenciais, Sérgio destaca o ambiente climatizado, que oferecerá mais conforto, maior capacidade de acolhimento e mais agilidade no atendimento. “Hoje, temos 160 lugares com tempo de 1h15 para que 800 alunos façam suas refeições (almoço). Com a nova estrutura, teremos 384 lugares, representando um aumento de 140% na lotação. Com isso, acreditamos que, se todos entrarem ao mesmo tempo, gastaremos cerca de 30 minutos para atendê-los”.
Com a ampliação, haverá diminuição de filas e um espaço de convivência, com assentos para os alunos se reunirem e conversarem. Além disso, Sérgio conta que haverá um leitor de QR code para identificar o aluno pelo celular, agilizando ainda mais o atendimento.
Já o novo bloco de salas de aula começou a ser construído em março de 2024, com área de 1.497 metros quadrados e capacidade para atender até 576 alunos. O prédio terá dois pavimentos, incluindo salas mais amplas planejadas para novos laboratórios didáticos. Segundo a professora Fabiana Lúcio, que recepcionou os estudantes no local, ainda está sendo planejada a distribuição das turmas, de forma a otimizar o uso das salas de aula e o fluxo de alunos.
A terceira obra é o Polo de Inovação e Empreendedorismo. Com 670 metros quadrados distribuídos em dois andares, a nova sede está em fase final de construção. A professora Letícia Gomes de Morais, diretora de Pesquisa, apresentou a estrutura aos estudantes e explicou como o espaço foi projetado para abrigar salas de coworking, ambientes de reuniões, sala de protótipos, praça de convivência e estacionamento.
O prédio irá abrigar a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o Polo Embrapii - IFSULDEMINAS e diversas ações do Campus Machado voltadas ao empreendedorismo. Segundo a diretora, o objetivo é fortalecer o trabalho colaborativo e aproximar ainda mais a comunidade acadêmica do setor produtivo.
Previsão e avanços
O diretor de Administração e Planejamento do Campus Machado, Antônio Marcos de Lima, informou que as obras em andamento estão bastante avançadas e devem ser concluídas ainda neste ano. A previsão é que o Polo de Inovação e o bloco de salas de aula sejam inaugurados no segundo semestre.
Segundo o diretor, muitos esforços também estão sendo direcionados para viabilizar a mudança do Refeitório, embora o espaço exija adaptações mais complexas, em função de sua natureza de uso diário, com estrutura de cozinha e área de distribuição de refeições.
Ele destaca ainda que, para equipar as novas dependências do Polo de Inovação, o campus contará com a doação de mobiliário do Ministério da Cultura — uma captação relevante para a otimização de recursos. Nos próximos dias, os itens doados devem ser entregues, permitindo que a equipe organize a logística necessária para a instalação definitiva.
Com essas novas estruturas, o Campus Machado reforça sua posição como referência regional em ensino, pesquisa e extensão, projetando um futuro com mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho e estudo para servidores e estudantes.
Texto e Fotos: ASCOM/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Últimas notícias!

Estudantes e servidores visitam as obras do Campus Machado Os 68 anos do IFSULDEMINAS – Campus Machado...

IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza nesta quinta-feira (17) a palestra "Amor não Machuca" Nesta quinta-feira...
Redes Sociais