Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Servidor > Notícias > Matéria: Dia da Mulher
Início do conteúdo da página

Campus Machado sedia 1º evento institucional em celebração ao  “Dia Internacional da Mulher”

Participaram cerca de 150 mulheres de todas as unidades do IFSULDEMINAS 

DSC 0107Na sexta-feira, 08 de março, em comemoração ao “Dia da Mulher”, o auditório principal do Campus Machado foi palco da primeira edição do evento “Dia de Luta das Mulheres do IFSULDEMINAS”. A iniciativa, proposta pelas seções sindicais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) de Machado, Muzambinho e Inconfidentes, aconteceu em colaboração com os campi e a Reitoria do IFSULDEMINAS, além do apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), reunindo aproximadamente 150 mulheres.

O evento contou com a presença de servidoras e funcionárias terceirizadas de todos os campi e Reitoria da instituição e teve início com um café cultural ao som da cantora Marina Rosa Neves da Silva. Uma roda de conversa abordou temas relevantes à data, com a participação das professoras da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Marta Rovai e Maria Clara Pivato Biajoli. A mediação ficou a cargo da professora Licia Frezza Pisa, do Campus Passos.

DSC 0018A mesa de honra foi composta pelas professoras Aline Manke, diretora-geral do Campus Machado, Daniela Ferreira, pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Nathalia Lopes Caldeira Brant, presidente da Seção Machado do Sinasefe e representante da comissão organizadora, e da servidora Poliana Coste e Colpa, técnica de laboratório do Campus Muzambinho.

Discursos provocam reflexão

DSC 0036A professora Aline, primeira mulher a assumir a direção do Campus Machado, proferiu o discurso de abertura ressaltando a importância do debate e do respeito, antes de tudo, reconhecendo que é fundamental não só compreender as injustiças do passado, mas também buscar ativamente mudanças para o futuro. “Se nós nos calarmos, as questões que vivemos no dia a dia não vão mudar”, enfatizou. 

A diretora também abordou o panorama do Campus Machado em relação aos indicadores no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Destacou que as mulheres representam a maioria dos estudantes de todas as modalidades (54,8%), nos cursos técnicos (51,6%), na pós-graduação (67,5%), nos cursos de extensão (70%) e nas bolsas de pesquisa (52,2%), enquanto os homens predominam nos cursos superiores (50,7%) e na Moradia Estudantil (54,9%). Aline, única mulher atualmente nessa função no IFSULDEMINAS, incentivou as participantes a buscar oportunidades de capacitação que possam preparar mais mulheres a ocuparem posições de liderança.

A professora Daniela, pró-reitora de Extensão, também se apresentou como única mulher à frente de uma Pró-reitoria no IFSULDEMINAS, e levantou a questão: "Por que ainda estamos nessa contabilidade?", concordando com a professora Aline sobre a necessidade de mudança. Além de suas funções como docente e pró-reitora, Daniela atua como pesquisadora na área de Educação e Direitos Humanos, DSC 0056representando a Universidade de Campinas (Unicamp), onde concluiu sua pós-graduação. A pró-reitora apresentou iniciativas direcionadas às mulheres, como o projeto "Mulheres Mil", ressaltando a necessidade de trabalhar na reconstrução da autoestima feminina para eliminar a ideia de incapacidade.

Ao se dirigir às participantes, a assistente social Nathalia Brant, presidente da seção sindical de Machado do Sinasefe,  refletiu sobre a importância do evento, realçando a colaboração das servidoras e aliados na organização. Ela reconheceu o apoio institucional e enfatizou a necessidade de unidade, visibilidade e empoderamento das trabalhadoras para enfrentar desafios, combater a opressão e a discriminação. Nathalia incentivou a ação proativa das mulheres na construção da instituição, ocupando espaços historicamente reservados aos homens e reivindicando respeito e reconhecimento.

A servidora Poliana Coste e Colpa, técnica de Laboratório do Campus Muzambinho, destacou a relevância histórica do evento. Celebrou a força e a resiliência feminina, reiterando o compromisso com a igualdade de gênero e a luta contra todas as formas de discriminação e opressão. Poliana também reforçou a importância de refletir, conscientizar e mobilizar para a causa.

Roda de Conversa

DSC 0007Para a roda de conversa, a professora Marta Rovai discutiu os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e abordou o conceito de gênero como uma narrativa criada. Para ela, a linguagem desempenha um papel central, sendo uma construção social. A professora instigou a reflexão sobre o processo de silenciamento imposto historicamente às mulheres, apontando para um pacto hegemônico entre os homens. “Quando as mulheres aparecem nos livros didáticos?”, ela relata que muitas vezes são retratadas como vítimas dos homens em contextos de guerra, já que historicamente a guerra foi tratada como um assunto masculino, mas há obras que mostram a atuação de mulheres em várias delas, embora o fato seja desconhecido pela maioria.

IMG 3012A professora Ana Clara complementou a discussão ao abordar os padrões de beleza impostos aos corpos femininos, utilizando como exemplo uma fala impactante do filme “Barbie”. “Você tem que ser magra, mas não muito. E você nunca pode dizer que quer ser magra. Tem que dizer que quer ser saudável, mas também tem que ser magra”.

Ana Clara analisou como esses padrões têm gerado problemas de saúde em mulheres que buscam a magreza como ideal de corpo perfeito, além de contribuir para a exclusão das mulheres consideradas "gordas". Abordou o excesso de filtros nas redes sociais e o uso de Photoshop para impor padrões de beleza inatingíveis. 

A pesquisadora reconheceu avanços na sociedade, apontando para uma postura mais combativa e receptiva às ideias de empoderamento e combate à gordofobia.  Também ressaltou as posições ocupadas pelas mulheres no mundo do trabalho, que muitas vezes são extensões das responsabilidades domésticas e de cuidados, associadas tradicionalmente às mulheres.

Após a explanação das professoras, foi aberto um momento para perguntas e comentários do público. O evento chegou ao fim com o sorteio de brindes entre as participantes e um almoço no refeitório do campus para todas as presentes.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página