Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Premiação 3ª FeCTeC
Início do conteúdo da página

Premiação 3ª FeCTeC

Campus Machado realiza cerimônia de premiação da 3ª FeCTeC e destaca excelência dos projetos estudantis

DSC 4407 CopiaO IFSULDEMINAS – Campus Machado realizou, na tarde desta terça-feira,(18) a cerimônia de premiação da 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura (FeCTeC). O evento, que já se tornou uma das principais vitrines acadêmicas do campus, celebrou o empenho, a criatividade e o talento dos estudantes.

Nesta edição, a FeCTeC contou com a colaboração integrada das diretorias Ensino, Pesquisa e Extensão, que atuaram em conjunto para fortalecer cada etapa da programação. A Comissão Organizadora, formada pelos professores Luis Sarto, Ligia Maria Stefanelli Silva, Paulize Ramos, Poliana Ester da Silva e João Paulo Barbieri, recebeu reconhecimento pela dedicação e pelo planejamento do evento.

Também foram destacados os coordenadores dos cursos integrados Rafaela Eloi de Almeida, Augusto Márcio da Silva e Vanderlei Almeida, além dos servidores Gabriel Ribeiro e Ana Luiza Macedo, cujo suporte técnico foi fundamental para o sucesso da feira.

Trabalhos de alto nível e protagonismo estudantil

A diretora-geral do campus, Professora Aline Manke, destacou durante sua fala a qualidade dos trabalhos apresentados,DSC 4411 Copia ressaltando que os estudantes demonstraram sensibilidade, rigor científico e capacidade de inovação. “Cada projeto revela o potencial transformador que existe em nossos alunos e reforça o compromisso do campus com uma formação crítica, criativa e cidadã”, afirmou.

Os avaliadores elogiaram o nível das apresentações, que abrangeram temas como tecnologia, saúde, cultura, sociedade, fenômenos naturais e engenharia. Para a organização, a FeCTeC cumpre um papel essencial na formação dos jovens, estimulando habilidades como trabalho em equipe, comunicação e pensamento científico.

A estudante Thayná Chagas de Assis, do curso Técnico Integrado em Alimentos, apresentou o projeto “Tempo de Reagir”, desenvolvido juntamente com sua turma. Em sua segunda participação na FeCTeC, ela contou que a experiência foi mais tranquila que a anterior, apesar dos desafios de realizar experimentos fora do laboratório, o que exigiu improviso em alguns momentos.

Thayná explicou que a escolha do tema surgiu do interesse coletivo da turma pela Química e pelos experimentos iniciados nas aulas de Análise Físico-Química de Alimentos. A proposta consistiu em demonstrar, na prática, conceitos de cinética química e como diferentes fatores influenciam a velocidade das reações. Segundo a estudante, a parte DSC 4425mais marcante do trabalho foram justamente os experimentos, que permitiram visualizar de forma concreta conteúdos aprendidos em sala.

Ela destacou ainda que o trabalho em grupo, embora desafiador, foi essencial para o bom desempenho da equipe, especialmente na divisão de tarefas entre a preparação das soluções, a demonstração dos procedimentos e a comunicação com o público. Participando pela segunda vez da feira, Thayná incentivou outros estudantes a se envolverem no evento: “Planejem seus projetos com antecedência e se empenhem, porque todos têm potencial para serem reconhecidos. Nunca deixem de participar”, afirmou.

O estudante Rodrigo Santos Silva, do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária, apresentou o projeto “Zona de Impacto” na 3ª FeCTeC. Segundo ele, a escolha do tema partiu da vontade da equipe de criar algo diferente, capaz de unir conhecimento e diversão para o público. A parte mais empolgante do desenvolvimento, segundo Rodrigo, foi a construção dos lançadores utilizados nos experimentos. Ele contou que apresentar o trabalho aos avaliadores e visitantes foi uma experiência divertida e dinâmica.

No momento do anúncio da premiação, a equipe comemorou, mas também refletiu sobre melhorias possíveis para alcançar o primeiro lugar. Sobre o trabalho em grupo, Rodrigo destacou que a troca de ideias foi fundamental para o sucesso do projeto: “Cada um contribui de um jeito, e a colaboração ajuda todos a evoluírem.” Participando da FeCTeC pela segunda vez, sendo que, no ano anterior, conquistou o primeiro lugar, o estudante deixou um conselho aos futuros competidores: “Sejam competitivos. Essa é a graça do evento.”

Logo da FeCTeC 2025DSC 4432

Durante a cerimônia, também foi apresentada a vencedora da criação da logomarca da FeCTeC 2025. A estudante Maria Eduarda Tenfen Nunes, do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária, recebeu o reconhecimento após sua proposta ser a mais votada pela comunidade acadêmica.

Conheça os vencedores da 3ª FeCTeC

A premiação contemplou quatro grandes categorias, com entrega de certificados e medalhas.

A Professora Letícia Amaral anunciou os vencedores explicando os critérios avaliativos utilizados para compor a nota final de cada equipe.

Confira os premiados:

Grupos de Estudos (GAPES)
 
1º Lugar: “Pressão que alimenta, física que sustenta”
Orientador: Vanderson Rabelo de Paula
 
Estudante Turma
Agatha Macedo Caproni AGRO E
Ana Laura Santos Orfão AGRO H
Brenda Isabel Leal Coelho AGRO H
Cibele Caldeira Almeida Bueno AGRO H
Giovanna Teline Tavares Lemos AGRO H
Letícia Moraes de Oliveira AGRO H
Maria Eduarda Borges de Carvalho AGRO H
Maria Tereza Moreira Xavier AGRO E
Pedro Augusto Jarduli Pereira AGRO H
Priscilla Rodrigues Pereira AGRO H
Raissa Reis Vieira AGRO I
   
   
Cultura, Educação e Sociedade
 
1º Lugar: “Harmonia Brasileira”
Orientador: Douglas Adriano Mendonça Rodrigues
 
Estudante Turma
Arthur Ferreira Souza INFO C
Beatrysse Silva Maximiano INFO D
Carlos Manoel dos Santos Junior INFO E
Gabriel Tavares dos Santos INFO F
Henrique dos Santos Baldan Pereira INFO D
João Ricardo de Souza INFO D
Leonardo Freire Ferreira INFO D
Maria Julia Vieira Ferrer INFO F
Myllena Chagas Barbosa AGRO B
Rakeli dos Reis Gonçalves Silvério AGRO B
Raissa Reis Vieira AGRO I
   
   
Tecnologia, Engenharia e Inovação
 
1º Lugar: “Fontes Alternativas de Eletricidade”
Orientador: Roberto Luiz de Azevedo
 
Estudante Turma
Bruna Lopes Ferreira INFO G
Caio Araujo Teixeira INFO G
Fernando Bento Lima Ferreira INFO G
Guilherme Gonçalves Salvaterra INFO G
Isabela Grilo Ribeiro Magalhães INFO G
Leonardo Vilhena Gomide INFO G
Marjorie Cunha Santos INFO G
Matheus Corsini Pereira INFO G
Pedro Henrique Pereira Guimarães INFO G
Priscila Pinto dos Santos INFO G
Victoria Gabrielly Rabelo Caixeta INFO G
   
2º Lugar: “RAIA – Robô de Assistência com Inteligência Artificial”
Orientador: Matheus Eloy Franco
 
Estudante Turma
Anibal Siqueira Manso Monteiro INFO D
Augusto Gonçalves Lemos INFO F
Davi Vinagre Dias INFO F
Gustavo Porto Pereira INFO F
Higor Machado Miranda INFO F
Iago Diniz Sepini Nunes INFO E
Igor Silva Garcia INFO G
Mateus Gonçalves Tavares INFO B
Thales Silva Garcia INFO B
Tiago Masaro Carvalho INFO G
Vinicius Yuji Ozawa INFO E
Wellington Luciano Abreu Neto INFO G
   
3º Lugar: “Zona de Impacto: Atire primeiro, aprenda depois!”
Orientador: Roberto Luiz de Azevedo
 
Estudante Turma
Ana Livia Hipolito Gonçalves INFO F
Heloisa Fagundes Campos INFO A
Moisés Emanuel Ribeiro INFO A
Nicoly de Deus de Paiva Silva INFO A
Pedro Augusto Alvarenga dos Santos INFO B
Pedro Henrique Morais de Souza INFO F
Rodrigo Santos Silva AGRO G
Vitor Augusto de Sousa INFO F
   
   
Natureza: Fenômenos, Recursos e Seres Vivos
 
1º Lugar: “Cuidado com o açúcar”
Orientador: Carmen Lucia de Brito
 
Estudante Turma
Ananda Costa Batista INFO C
Gabriely Maria Silva Moura INFO C
Giovana Marques Santos INFO C
Grazielle Aparecida da Silva Morais INFO C
Gustavo Semiã Rosa INFO C
Jamilly Roberto Rosa INFO C
Luiz Miguel de Oliveira Miranda INFO C
Rhuan Vieira Santos INFO B
Sammy Stephany Alves Cunha INFO C
Sofia Costa Romão INFO C
   
2º Lugar: “Explorando a Fossa das Marianas: Ciência nas profundezas”
Orientador: Roberto Luiz de Azevedo
 
Estudante Turma
Breno Custódio Mendes INFO F
Jade Gomes Prado INFO F
Joaquim Eugenio Fernandes INFO E
Maria Fernanda Martins da Silva INFO F
Marina da Silva Siqueira Codignole INFO F
Nicolas Rafael da Silva Oliveira INFO F
Pedro Henrique Gonçalves Paiva INFO E
Valentina Selicani Prado INFO F
   
3º Lugar: “Coração x Pressão Arterial”
Orientador: Carmen Lucia de Brito
 
Estudante Turma
Alex de Oliveira Batista AGRO F
Arthur José Galdino Miranda INFO E
Augusto Noronha Ribeiro Aires AGRO F
Benicio Naves Teixeira Carvalho AGRO G
Davi Siqueira Sene AGRO G
Henrique Martins Castro AGRO G
João Otavio Ferreira Leal AGRO G
João Pedro Leal Caproni AGRO G
João Ricardo Ferri Gonçalves AGRO G
Leonardo Rodrigues Kirschner de Souza AGRO F
Pedro Miguel Reis Oliveira AGRO G
Rafael Pereira Mendes de Paiva AGRO G
Ryan Antônio Américo Quirino de Souza AGRO G
   
4º Lugar: “Tempo de reagir”
Orientador: Brígida Monteiro
 
Estudante Turma
Emanuelle dos Santos Lemes ALIM C
Isaque Samuel Cruz da Silva ALIM C
Jennifer Lima Vieira ALIM C
Julia Santos Vital Ribeiro ALIM C
Kayki Soares Codignole Almeida ALIM C
Lara Ferreira Fernandes ALIM C
Laura Cristiny Bernardes ALIM C
Layla Emanuele da Silva ALIM C
Leticia Augusto Alves ALIM C
Maira Marcelly Geralda de Paiva ALIM C
Thayna Chagas de Assis ALIM C
   
5º Lugar: “Mente e movimento: a ciência da coordenação motora”
Orientador: Karla Palmieri
 
Estudante Turma
Ana Lívia Santos de Oliveira ALIM B
Anna Luiza Souza Narciso ALIM B
Camila Tavares Vigato AGRO I
Isabella Maria Silva de Brito ALIM B
Isabelly Maria Alves ALIM B
Kaike Espírito Santo Souza AGRO E
Letícia Alves Castilho ALIM B
Renata Ferreira Tavares AGRO J
Yasmin Maria Gonçalves Caetano ALIM B

 

A força da ciência e da educação pública

O encerramento da cerimônia reforçou o papel do evento na formação dos estudantes, evidenciando o compromisso do Campus Machado com a ciência, a inovação e o protagonismo estudantil, contribuindo também para a formação do vínculo entre ensino, pesquisa e extensão.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado.

 

registrado em:

Últimas notícias!

Campus Machado realiza cerimônia de premiação da 3ª FeCTeC e destaca excelência dos...

Estudantes do Campus Machado apresentam trabalhos na JOSIF 2025 Entre os dias 5 e 7 de novembro, o IFSULDEMINAS...

Roda de conversa destaca experiências empreendedoras no IFSULDEMINAS – Campus Machado Na quinta-feira, 13...

III Show de Talentos reúne música, dança e criatividade no Campus Machado O Auditório do...

Pesquisa e extensão do Campus Machado ganham destaque no Congresso Brasileiro de Agroecologia A professora...

HalloweeIF movimenta alunos e servidores no Campus Machado No dia 31 de outubro, o Poliesportivo do IFSULDEMINAS...

Fim do conteúdo da página