Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Hiperconectividade
Início do conteúdo da página

Hiperconectividade

Campus Machado discute o uso excessivo de telas em ciclo de palestras voltado aos alunos do técnico integrado

DSC 3791Com a entrada em vigor da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, o IFSULDEMINAS – Campus Machado promoveu um ciclo de palestras voltado aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A proposta surgiu como forma de aprofundar o debate sobre o uso consciente da tecnologia e os impactos do tempo excessivo diante das telas na vida dos adolescentes.

Nos dias 8, 9 e 21 de outubro, os alunos participaram de encontros conduzidos pelo psicólogo Fabrício Aparecido Bueno, que abordou o tema “A hiperconectividade e seus riscos para a saúde mental na adolescência”.

O objetivo da iniciativa foi estimular a reflexão sobre o uso excessivo de telas, uma realidade cada vez mais presente entre jovens, e os impactos desse comportamento na concentração, no sono, nas relações sociais e na saúde emocional.

Durante os encontros, realizados no Espaço Sociocultural, os estudantes assistiram a vídeos, participaram de dinâmicas e tiraram dúvidas sobre o tempo adequado de exposição a dispositivos eletrônicos e estratégias de equilíbrio digital no cotidiano.

Fabrício explica que o maior desafio foi organizar a logística para atender todas as turmas do ensino técnico integrado, em um total de cinco palestras, sem deixar de lado a interação e o envolvimento dos participantes. Ele relata que tem sido comum receber retornos positivos dos alunos:

“Isso me deixa bastante satisfeito e penso que deve nos servir de estímulo para nos articularmos em realizações futuras. Eventos de alcance mais amplo, como os da natureza deste que organizamos, demandam necessariamente uma articulação intersetorial, e foi exatamente o que senti na organização dessas atividades.”

O psicólogo reforça ainda a importância da atuação conjunta para o sucesso de ações que envolvem temas complexos e de interesse coletivo: “eventos de alcance mais amplo, como esse, exigem envolvimento de diferentes setores e equipes. Foi exatamente isso que senti nesta iniciativa, um esforço conjunto para levar aos alunos um conteúdo relevante e atual.”

Para Fabrício, a experiência também foi marcante do ponto de vista profissional: “Foi muito importante para mim, que estava ali com o desafio de prender a atenção de tanta gente por mais de uma hora, tratando de uma temática que exige sensibilidade e cuidado, ver o engajamento e o interesse dos estudantes pela discussão proposta.”

As palestras integram o conjunto de ações da Coordenação de Assistência ao Educando, voltadas à promoção da saúde mental dos estudantes. A professora Fabiana Lúcio de Oliveira, diretora de Ensino do Campus Machado, agradeceu à equipe pelo empenho e dedicação na condução da atividade, destacando o comprometimento coletivo:

DSC 3876“Estendo também o agradecimento a todos os servidores e setores que contribuíram para que essa iniciativa acontecesse. Foi um trabalho coletivo, marcado pela colaboração e pelo engajamento de toda a equipe da Direção de Ensino, algo que me deixa muito feliz e confiante em nossas próximas realizações.”

Rodrigo Santos Silva 2° é estudante do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e relata que a evolução dos aparelhos celulares chamou bastante sua atenção. Para ele, ao mesmo tempo que a tecnologia pode ser prejudicial quando usada excessivamente, “também pode ajudar quando usada de forma moderada e com responsabilidade”.

Sobre a Lei nº 15.100/2025

A Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, já está em vigor. Cada rede de ensino e escola, pública ou privada, deve definir como aplicar a norma até o início do próximo ano letivo.

A medida surge em resposta às preocupações com o impacto negativo do uso excessivo de telas sobre o aprendizado, a concentração e a saúde mental dos jovens.

Para orientar a aplicação da lei, o Ministério da Educação (MEC) lançou guias com recomendações às redes e às escolas. A legislação não proíbe totalmente o uso dos aparelhos, mas restringe durante aulas, recreios e intervalos, permitindo apenas em situações pedagógicas, de acessibilidade, saúde ou segurança. O objetivo é promover um ambiente escolar mais saudável e equilibrado.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:

Últimas notícias!

Campus Machado discute o uso excessivo de telas em ciclo de palestras voltado aos alunos do técnico...

Partiu ver de perto: concurso divulga o Vestibular 2026 É aluno do Partiu IF? Envie seu vídeo e...

Estudantes do Campus Machado conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia...

XII Semana da Administração: conhecimento, inovação e oportunidades O IFSULDEMINAS –...

Professora do Campus Machado é vencedora do 8º Prêmio Mulheres do Agro na categoria Ciência e...

Alunos do Campus Machado conquistam medalhas nos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Sudeste Estudantes do...

Fim do conteúdo da página