Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Olimpíada de Zootecnia
Início do conteúdo da página

Olimpíada de Zootecnia

Estudantes do Campus Machado disputam etapa final da Olimpíada Brasileira de Zootecnia

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.03.51 PMCinco estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado foram classificados para a etapa final da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). João Pedro Duarte, Keniow Visconcin, Mariane Barbieri de Oliveira, Nadiny Carolina Cruz e Tânia Marques Froes, do 7º período de Zootecnia, formaram a equipe “Rural Vision” para a disputa na modalidade destinada a veteranos, sob orientação do professor Gilson Morais.

A fase nacional da competição compreende um desafio em equipes, a ser apresentado na forma de projeto, acompanhado de um pitch de três minutos. A proposta é submeter ideias inovadoras que apresentem soluções de acordo com o problema levantado. Neste ano, o tema é “A Zootecnia na economia circular”, visando fechar ciclos de nutrientes, promover o bem-estar animal e maximizar o aproveitamento de recursos, resultando em benefícios ambientais e econômicos.

Os classificados para esta etapa terão até o dia 03 de abril para submeter o projeto. As três melhores equipes classificadas serão premiadas no Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), que será realizado em Chapecó, Santa Catarina, entre os dias 13 e 16 de maio de 2024. 

Destaque estadual na competição

A equipe do Campus Machado foi a única representante do estado de Minas Gerais a se classificar para a fase final. Segundo a professora Daiane, é motivo de grande orgulho ser a única equipe de Minas a alcançar essa etapa, especialmente considerando a presença de cursos de Zootecnia consolidados e instituições renomadas no estado, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O professor Gilson, orientador da equipe, explicou que a iniciativa partiu dos próprios alunos, que o convidaram para orientá-los. Gilson comenta que desde o início já imaginava que eles iriam longe, pois estavam dedicados, estudando, se preparando e muito atentos aos e-mails enviados. "Eles são fantásticos!", completa.

A estudante Nadiny relata que tomaram conhecimento da olimpíada por meio das redes sociais e decidiram formar a equipe para se inscrever. "Nossa equipe se chama 'Rural Vision', usando o mesmo nome da equipe quando João Pedro e eu participamos do 'Hackathon 2023'.” Naquela ocasião, os estudantes conquistaram o 2º lugar no Desafio da empresa Belmiro’s Cafés Especiais.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) é uma competição promovida anualmente pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), sob a Coordenação do Comitê Organizador especialmente nomeado para esta finalidade. A olimpíada é disputada por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Zootecnia do país, em parceria com as Coordenações dos cursos reconhecidos pelo MEC.

Entre os principais objetivos, é possível destacar a descoberta e estímulo de jovens talentosos para o estudo da Zootecnia, incentivando-os a se tornarem futuros profissionais diferenciados, ao mesmo tempo que promovem a curiosidade científica. A competição compreende avaliação individual e por equipes (treineiros e veteranos) e abrange três fases: regional, estadual e nacional.

A fase regional ocorreu de forma presencial nos dias 13 e 14 de novembro. As provas desta etapa são aplicadas pelo coordenador do curso. No IFSULDEMINAS - Campus Machado, a professora Daiane Moreira foi a responsável pela aplicação. Já as provas da etapa estadual foram realizadas na modalidade online nos dias 27 e 28 de fevereiro. A fase final abrange a submissão de uma solução inovadora pelos classificados na etapa estadual.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Foto: Divulgação

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Tecnologias sustentáveis são destaque para estudantes do Campus Machado na Feira Super Agro Na...

Estudante de Sistemas de Informação compartilha experiências do evento “Campus...

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) oferece atendimento na Praça de Machado Nesta quinta-feira, dia 04 de...

Fim do conteúdo da página