Olimpíada de Zootecnia
Estudantes do Campus Machado disputam etapa final da Olimpíada Brasileira de Zootecnia
Cinco estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado foram classificados para a etapa final da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). João Pedro Duarte, Keniow Visconcin, Mariane Barbieri de Oliveira, Nadiny Carolina Cruz e Tânia Marques Froes, do 7º período de Zootecnia, formaram a equipe “Rural Vision” para a disputa na modalidade destinada a veteranos, sob orientação do professor Gilson Morais.
A fase nacional da competição compreende um desafio em equipes, a ser apresentado na forma de projeto, acompanhado de um pitch de três minutos. A proposta é submeter ideias inovadoras que apresentem soluções de acordo com o problema levantado. Neste ano, o tema é “A Zootecnia na economia circular”, visando fechar ciclos de nutrientes, promover o bem-estar animal e maximizar o aproveitamento de recursos, resultando em benefícios ambientais e econômicos.
Os classificados para esta etapa terão até o dia 03 de abril para submeter o projeto. As três melhores equipes classificadas serão premiadas no Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), que será realizado em Chapecó, Santa Catarina, entre os dias 13 e 16 de maio de 2024.
Destaque estadual na competição
A equipe do Campus Machado foi a única representante do estado de Minas Gerais a se classificar para a fase final. Segundo a professora Daiane, é motivo de grande orgulho ser a única equipe de Minas a alcançar essa etapa, especialmente considerando a presença de cursos de Zootecnia consolidados e instituições renomadas no estado, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O professor Gilson, orientador da equipe, explicou que a iniciativa partiu dos próprios alunos, que o convidaram para orientá-los. Gilson comenta que desde o início já imaginava que eles iriam longe, pois estavam dedicados, estudando, se preparando e muito atentos aos e-mails enviados. "Eles são fantásticos!", completa.
A estudante Nadiny relata que tomaram conhecimento da olimpíada por meio das redes sociais e decidiram formar a equipe para se inscrever. "Nossa equipe se chama 'Rural Vision', usando o mesmo nome da equipe quando João Pedro e eu participamos do 'Hackathon 2023'.” Naquela ocasião, os estudantes conquistaram o 2º lugar no Desafio da empresa Belmiro’s Cafés Especiais.
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) é uma competição promovida anualmente pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), sob a Coordenação do Comitê Organizador especialmente nomeado para esta finalidade. A olimpíada é disputada por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Zootecnia do país, em parceria com as Coordenações dos cursos reconhecidos pelo MEC.
Entre os principais objetivos, é possível destacar a descoberta e estímulo de jovens talentosos para o estudo da Zootecnia, incentivando-os a se tornarem futuros profissionais diferenciados, ao mesmo tempo que promovem a curiosidade científica. A competição compreende avaliação individual e por equipes (treineiros e veteranos) e abrange três fases: regional, estadual e nacional.
A fase regional ocorreu de forma presencial nos dias 13 e 14 de novembro. As provas desta etapa são aplicadas pelo coordenador do curso. No IFSULDEMINAS - Campus Machado, a professora Daiane Moreira foi a responsável pela aplicação. Já as provas da etapa estadual foram realizadas na modalidade online nos dias 27 e 28 de fevereiro. A fase final abrange a submissão de uma solução inovadora pelos classificados na etapa estadual.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Foto: Divulgação
Redes Sociais