Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Prova - Vestibular 2025
Início do conteúdo da página

Prova - Vestibular 2025

Mais de 700 candidatos realizam as provas do Vestibular no Campus Machado

DSC 0026Neste domingo, 8 de dezembro de 2024, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu 784 candidatos para as provas do Processo Seletivo de ingresso em 2025. Participantes de diversas cidades da região disputaram vagas em 13 cursos técnicos e superiores oferecidos pela instituição. O gabarito preliminar será divulgado ainda hoje, e os candidatos poderão interpor recursos até as 17h59 do dia 11 de dezembro. As aulas estão previstas para começar no 1º semestre de 2025.

O cronograma completo das próximas etapas do Processo Seletivo pode ser consultado conforme a modalidade do curso, clicando neste [link]. Entre os inscritos, sete candidatos solicitaram atendimento especializado. Segundo a coordenadora do Processo DSC 0048Seletivo (Copese), a pedagoga Débora Jucely Carvalho, o dia transcorreu de forma tranquila, sem intercorrências significativas, limitando-se ao atendimento de dúvidas e orientações habituais aos candidatos. O índice de abstenção para a prova deste ano foi de aproximadamente 25%.

Um dia repleto de expectativas para os candidatos 

DSC 0019Para Rosilene Lavras da Silva, de Poços de Caldas, nunca é tarde para tentar. Determinada, ela saiu bem cedo de sua cidade para evitar contratempos no percurso. Rosilene está concorrendo a uma vaga no curso de Pedagogia EaD e já possui formação em Magistério. Ela teve a oportunidade de lecionar no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) de sua cidade, mas reconhece que o mercado exige a graduação. Apesar dos desafios, Rosilene está confiante e afirma ter se preparado dentro do possível.

Juliana Sampaio Silva, também candidata ao curso de Pedagogia EaD, destaca que o apoio das filhas foi essencial para sua decisão de fazer a prova. Uma delas, já formada em Pedagogia, a incentivou a retomar os estudos. Juliana está confiante, apesar de ter interrompido os estudos há alguns anos, e diz que se preparou na medida que conseguiu.

maria fonsecaMaria Fonseca Rocha, estudante prestes a concluir o curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, planeja continuar sua trajetória na área e no Campus Machado. Ela escolheu o curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, inspirada pela história de sua família, que sempre trabalhou no ramo. Maria lembra com carinho que sua avó produzia doces, o que a motivou a seguir esse caminho. Natural de Paraguaçu, ela vê na área de alimentos uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos e se aprofundar no setor.

DSC 0032Hadassa Nogueira, candidata ao curso Técnico em Alimentos, acredita que a prova será de média dificuldade e está otimista: “Acho que dará tudo certo”. Ela conta que ainda não conhecia o Campus Machado, mas decidiu prestar vestibular após ter tentado também no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

Apoio da família 

DSC 0034Cassiana Carvalho Lacerda, egressa do curso Técnico em Enfermagem, está muito emocionada por sua filha, Julia Carvalho Lacerda, estar prestando vestibular no campus onde ela se formou. Para Cassiana, é um momento marcante ver sua filha seguindo seus passos. Já Julia acredita que o vestibular será tranquilo, pois estudou todo o conteúdo programático da prova.

Eliandro Francisco da Silva, de Santana da Vargem, acompanhou o filho para a realização da prova do vestibular. Ele destacou que este é um momento muito importante para o jovem, que sonha com a aprovação. Eliandro admite que será difícil ver o filho sair de casa, já que ele deverá residir na moradia do campus, caso seja aprovado. Confiante, Leo Evaristo Zanotto Silva acredita que a prova será razoável, pois se preparou bastante para ingressar no curso DSC 0042Técnico em Agropecuária.

Outro candidato ao curso Técnico em Agropecuária é João, que escolheu a área motivado pelas recomendações positivas de amigos que estudaram no campus. Seu avô, Francisco Donizete de Oliveira, afirma que o neto está confiante, após muito esforço nos estudos. Francisco relata que João está seguindo os passos do pai, que também construiu carreira no ramo. Embora confiante na aprovação do neto, Francisco admite que sentirá saudades, já que João também planeja residir no Campus Machado, caso seja aprovado.

Amigos de infância planejam estudar no Campus Machado

Os candidatos Túlio de Souza Borges, Maria Fernanda Pereira Gabriel e Raquel Pereira Silva Almeida, de Elói Mendes, decidiram realizar o vestibular juntos. Maria Fernanda e Raquel optaram pelo curso Técnico em Alimentos, enquanto Túlio escolheu o curso Técnico em Informática, por considerar uma excelente opção profissional. Todos estão confiantes e acreditam que a prova será tranquila, com base no conteúdo que estudaram.

Confiança e determinação marcam o vestibular no Campus Machado

DSC 0115Ana Luiza Ananias Rodrigues considerou a prova desafiadora, mesmo tendo se preparado, mantém a confiança. “Seja o que Deus quiser”, disse. Ela afirma que, caso não seja classificada, não irá desistir e tentará novamente.

Uma dupla especial de candidatos, mãe e filho, também buscam vagas no Campus Machado. Claudinea dos Santos Machado está concorrendo ao curso de Administração com o objetivo de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e deixar o serviço braçal na roça. Ela não DSC 0125achou a prova difícil e elogiou a relevância do tema abordado na redação para os dias atuais.

Seu filho, Emanoel Augusto Machado, busca uma vaga no curso Técnico em Informática. Ele contou que sempre teve interesse por tecnologia, e que achou a prova desafiadora, mesmo após se preparar. Claudinea acrescentou que Emanoel ficou encantado com a estrutura do campus. Apesar de morarem em Machado, foi a primeira vez que o jovem esteve na instituição.

Matheus Henrique Casimiro escolheu o curso de Ciências Biológicas por ser sua matéria favorita na escola e pelas diversas oportunidades oferecidas pelo campus. Ele considerou a prova de DSC 0117dificuldade média, já o tema da redação achou tranquilo. Confiante, Matheus acredita em sua aprovação.

Matheus Henrique de Araújo, por sua vez, comentou que a prova foi bastante difícil, especialmente as questões de português, já que ele tem maior facilidade com matemática. Natural de Paraguaçu, Matheus prestou o vestibular para o curso Técnico Integrado em Informática. Escolheu o Campus Machado com base nas boas recomendações de amigos que estudam na instituição.

Evelly da Silva Assis, natural de Alfenas, avaliou a prova como tranquila, pois já havia estudado os temas abordados. Ela pretende cursar o Técnico Integrado em Informática e, se for aprovada, planeja residir no campus por meio da moradia estudantil.

Apoio do “Prepara IFSULDEMINAS”

Conheça o Projeto!

Ana Clara Souza Braga busca uma vaga no curso Técnico em Agropecuária. Para ela, a prova foi parcialmente fácil, mas considerou as questões de matemática mais desafiadoras. Natural de Machado, Ana Clara se preparou no cursinho oferecido pelo Instituto, DSC 0154o “Prepara IFSULDEMINAS”, e já tem planos futuros de cursar o Superior em Zootecnia no campus. 

João Caproni de Oliveira Neto também fez o “Prepara IFSULDEMINAS”, o que o ajudou especialmente nas questões de matemática. Ele avaliou a prova como de dificuldade mediana, enfrentando desafios em algumas questões. João escolheu o curso Técnico em Informática do Campus Machado por interesse na área e incentivo de amigos que também prestaram o vestibular. No futuro, o jovem planeja cursar o Superior em Sistemas de Informação no mesmo campus.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página