Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Turismo Religioso em Januária: História e Oportunidade
Início do conteúdo da página

Turismo Religioso em Januária: História e Oportunidade

Curso capacita alunos para promover a riqueza religiosa e cultural do município

turismoreligioso4Buscando aproveitar a vocação religiosa da região, o projeto Capacita em Rede ofertou o curso de Turismo Religioso, em Januária (MG). Sob a condução da instrutora Fernanda Souza Mesquita   de Barros, os  alunos puderam conhecer um pouco da história religiosa do município. 

Fernanda compartilhou que “o curso proporcionou aos alunos uma experiência profunda com a religiosidade, com a história de Januária e da nossa Diocese, além, é claro, do conhecimento para  melhor atender,  guiar e conduzir o turista”.Ela explicou que “alguns alunos já são guias de atrativos naturais e foram buscar conhecimento e a história da diocese para melhor conduzir e guiar os turistas.

marilia turismo religioso 2Marília Ramos Silva Barboza, de 38 anos, trabalha como condutora ambiental, guiando turistas no Parque Nacional Caverna do Peruaçu. Ela viu no curso a  oportunidade  de um novo  nicho, pois segundo ela, o turismo religioso é uma “prática milenar que atrai pessoas de diversas crenças e tradições,          proporcionando uma conexão profunda  com a espiritualidade e,  ao mesmo tempo, promovendo a compreensão entre diferentes culturas”.

A estudante contou que é bacharel em turismo e que “o curso ofertado pelo Capacita em Rede foi de suma importância, pois aprendi muito com o conteúdo  passado. O turismo religioso é muito mais do que uma simples jornada de viajar para destinos considerados sagrados. É uma experiência imersiva que vai    além do aspecto turístico tradicional, envolvendo peregrinações  a  locais de importância espiritual, histórica e cultural”.

joaoluiz2João Luiz Pereira Matos, de 40 anos, é auxiliar de escritório e também vê um potencial na cidade para trabalhar com turismo religioso futuramente. Sobre o curso, ele   contou que  “tivemos aulas bem produtivas, com uma professora bem qualificada e de grande conhecimento sobre a nossa cidade e da matéria em questão.     Aprendemos sobre a origem da nossa cidade e como a Igreja teve papel fundamental em nossa região, deixando um grande legado de fé e de locais de  grande beleza   para nossa cidade”.

Fernanda explicou que “os alunos hoje, além de poder guiar e conduzir, vão também saber contar a história para o turista, isso é muito importante para nós e foi   também  o que motivou a trazer o curso de turismo religioso. Nós não tínhamos pessoas qualificadas, hoje nós temos”, acrescentou.

Fim do conteúdo da página