A Rede do Capacita
Bastidores: projeto envolve trabalho voluntário
A Irmã Jamile Damasceno é missionária da Diocese de Eunápolis, na Bahia. Ela acompanha o projeto Capacita em Rede, em Santa Cruz Cabrália, em três cursos: Cuidador Infantil, Secretaria escolar e Informática básica. Esse último ocorre na aldeia índigena de Mata Medonha, rodeada pelo Rio Santo Antônio, lugar de difícil acesso, onde a energia elétrica e a Internet chegam com dificuldade, mas que, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, conseguiu realizar o curso de Informática.
Para Irmã Jamile, "É uma alegria muito grande participar deste projeto, atendendo em média 80 pessoas. O meu trabalho tem sido voluntário, com apoio local de uma professora, para acompanhar os cursos".
Sobre os cursos, ela disse que "muitas pessoas têm tido suas vidas transformadas. É com muita alegria que já estamos no final da primeira etapa que se iniciou em maio, para muitos, esta etapa já está deixando saudades, têm sido belos momentos de convivência, que abrem oportunidades tanto de emprego quanto de conhecimento".
Além do Capacita, Irmã Jamile é responsável pela Associação Nutrivida, que é uma instituição sem fins lucrativos, localizada em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália. A Associação surgiu em 2000 para atender as necessidades locais de desnutrição, mas a partir de 2008 passou a atender crianças de 5 a 12 anos.
Hoje atende 120 crianças, oferecendo reforço escolar, acompanhado de oficinas de música, espanhol, leitura, artes visuais, ciências e espanhol, além de taekwondo, futebol e vôlei. As oficinas, atividades esportivas e o reforço escolar contam com a parceria da Prefeitura que concede funcionários e alimentação. "Não temos benfeitores fixos, mas vivemos de doação, da providência, buscamos fazer eventos, artesanatos, para manter a estrutura. O nosso ambiente é uma associação que atende não só as 120 crianças, mas também, indiretamente, as 120 famílias dessas crianças, assim, elas podem trabalhar".
O Capacita em Rede está levando capacitação para essa localidade para promover mais acesso e qualidade de vida a essa população. Coroa Vermelha é a maior aldeia indígena urbana do Brasil.
Redes Sociais