Página inicial > Notícias > Criação dos Institutos Federais

Criação dos Institutos Federais

A Rede Federal de EPCT e as Transformações Sociais

cuidador turmaA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) passou por uma grande transformação em 2008, quando foi criado o modelo de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa institucionalização abarcou 86 escolas federais, entre elas as escolas agrotécnicas federais, como o Campus Machado.

O Campus Machado tem seu protagonismo nessa história. Ao mesmo tempo em que foi o primeiro campus do Instituto a criar um stricto sensu, contribuindo para a vertificação do ensino, tem se destacado na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, chamados de Formação Inicial e Continuada - FIC.

A diretora-geral da unidade, professora Aline Manke Nachtigall, compartilhou que os cursos de qualificação profissional têm como característica ofertar capacitações pontuais, com carga horária reduzida, focados em uma temática específica. “A pandemia da covid-19 foi uma grande impulsionadora da oferta desses cursos, no pós-pandemia as pessoas precisavam retomar carreiras e buscavam alternativas de qualificação para se colocarem no mercado”.

O Projeto Capacita Sul de Minas formou mais de 10 mil profissionais em aproximadamente 800 cursos. “Nesse mesmo sentido, surge o Capacita em Rede como uma forma de promover autonomia financeira, qualificação para o mercado e busca de dignidade para muitas pessoas de todo o país”, acrescentou Aline. A iniciativa tem o fomento da Setec/MEC e é realizada pelo IFSULDEMINAS em parceria com a CNBB.

O ex-diretor do Campus Inconfidentes e autor do livro: Políticas para a Educação Profissional no Brasil: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a educação integral, professor Claudino Ortigara, explicou que os cursos FICs são importantes tanto para formar novos profissionais quanto para o desenvolvimento humano e social das pessoas: “Essas qualificações são fundamentais para possibilitarem mais e novas oportunidades no mundo do trabalho, criando condições tanto para a subsistência como para produção da própria existência humana. Lembrando que o mundo do trabalho é o principal espaço em que as pessoas constroem suas relações sociais. Portanto, estar preparado para o trabalho é também estar preparado para a vida em sociedade”.

cuidador alunosClaudino ressaltou ainda o diferencial dos cursos ofertados pelos Institutos Federais, “É importante destacar que no mundo competitivo do trabalho, muitas instituições oferecem cursos rápidos de qualificação, algumas, porém, objetivam apenas a formação de competências específicas para uma determinada demanda no mercado do trabalho. Outras, no entanto, como é o exemplo dos Institutos Federais e de suas parcerias, como é o caso da CNBB, além da qualificação para o mercado de trabalho, preocupam-se também com o desenvolvimento das demais dimensões da formação humana que possibilitem o exercício pleno da cidadania”.

Campus Machado

O Campus Machado, antiga Escola Agrotécnica Federal de Machado, existe desde o ano 1957 e em sua trajetória procurou preparar os profissionais para as realidades socioeconômicas do país, acompanhando as transformações pelas quais o país passava.
Hoje a instituição oferta desde cursos integrados ao ensino médio, técnicos, de graduação, especialização e mestrado.