Qualificação Profissional e a Rede Federal de Ensino
Rede Federal registra maior número de alunos em cursos de qualificação profissional
Com a evolução das novas tecnologias e o amplo acesso às redes de Internet, percebeu-se, nos últimos anos, um crescimento da oferta e procura por cursos rápidos de qualificação profissional. Esse crescimento se intensificou na pandemia da covid-19. Acompanhando essas tendências, as instituições de ensino têm dedicado uma parte significativa de seus esforços e serviços para essa modalidade de ensino.
O Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS acompanha essa tendência. Assim, em 2022, foram ofertados quase 25 mil vagas, boa parte graças ao Projeto Capacita Sul de Minas, que contou com emenda parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha. Este número deve quase dobrar em 2024, considerando as 19 mil vagas do Capacita em Rede.
Em 2017, foram ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em todo o país, aproximadamente 152 mil vagas, já em 2020, pico da pandemia, o número saltou para quase 680 mil, de acordo com a Plataforma Nilo Peçanha. Desde então, essa se tornou a modalidade de ensino que mais formou profissionais dentro da Rede.
De acordo com o reitor do Instituto, professor Cleber Ávila Barbosa, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada, como é chamada essa modalidade de ensino, faz parte do conjunto de habilidades e atribuições dos Institutos Federais. “No IFSULDEMINAS, temos trabalhado de uma forma muito intensa nessa modalidade de formação profissional, na qual ministramos cursos a trabalhadores e profissionais que queiram ingressar no mercado, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização desses profissionais em todos os níveis de escolaridade nas áreas de educação profissional e tecnológica”.
Professor Cleber explicou que essas capacitações trazem “oportunidade de trabalho, geração de emprego, renda, de uma forma muito instantânea, em que as pessoas com cursos de curta duração, de pequena carga horária, já têm condições de adentrar novos mercados, novas profissões e obter espaço, que antes eram desconhecidos e sem condições de acesso para esses”, complementou.
De acordo com a instrutora Marcela Aparecida Pedrosa, de Conceição do Rio Verde/MG, “Nós podemos observar a mudança dos alunos, com uma qualificação e por se integrarem no mercado de trabalho e foi realmente um grande sucesso e uma experiência muito vistosa e que surtiu muitos efeitos”, destacou Marcela que foi instrutora do Projeto Capacita Sul de Minas, em 2023.
Cursos Presenciais
A maioria dos cursos da modalidade FIC é ofertada de maneira on-line. No entanto, o Capacita em Rede diferencia-se ao ofertar os cursos na modalidade presencial, indo até as comunidades.
O diretor de Extensão do Campus Machado, professor Pedro Carvalho, explicou que serão ofertados cursos de 50 horas, de forma gratuita e presencial aos estudantes, para as mais variadas cidades de todas as regiões do Brasil. “Os cursos selecionados são aqueles demandados pelas próprias regiões, a partir de uma pesquisa de demanda, de um estudo da região e da cidade onde o aluno está inserido. O segundo diferencial se refere à presencialidade dos cursos, porque o aprendizado e o desenvolvimento do estudante serão amplos no sentido de que, a todo momento, ele terá a interação com o instrutor-professor e também com os seus colegas. E nessa interação, os estudantes vão aprendendo juntos e aprendendo muito mais as teorias e práticas ali apresentadas”, pontuou Pedro sobre os diferenciais do Projeto.
“Educação é presença, é o aumento de intensidade do ser, a construção de vínculos sociais e gera transformações sociais, assim o Capacita em Rede e o Instituto cumprem sua missão de proporcionar essa educação na modalidade presencial”, explicou o coordenador-geral do Capacita em Rede, professor Roberto Camilo Órfão Morais.
Redes Sociais