Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bovinocultura

        O Setor de Bovinocultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado existe desde a fundação da ainda Escola de Iniciação Agrícola de Machado, em 1957.

        A maior parte da produção leiteira é beneficiada no laticínio do Câmpus, sendo transformada em queijos, iogurtes, doce de leite e derivados. O excedente é comercializado em laticínios da região. A maioria dos animais fica confinada em galpões cobertos, no chamado sistema free stall. Os mais jovens são criados em liberdade. O diferencial das crias é o trabalho realizado com 100% de inseminação artificial, com genética de altíssima qualidade, que prevê a autoimunidade transmitida dos touros para as crias que são da raça holandesa, em sua maioria, e girolanda. Todas as fêmeas são aproveitadas e os machos descartados.

Informações Básicas

Utilização (cursos)

O Setor de Bovinocultura atende os cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, o Superior em Engenharia Agronômica e a Pós-Graduação em Produção Animal.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório    

Dedicado à bovinocultura leiteira, o setor têm como objetivo o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, servindo de base para as aulas teórico/práticas em bovinocultura, forragicultura, produção animal, bovinocultura de leite e de corte.

 

Imagens do Laboratório

 
Fim do conteúdo da página