Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios CGPP > Laboratório de Entomologia
Início do conteúdo da página

Laboratório de Entomologia

Informações Básicas
 Área Construída

 

205m²

 

Utilização (cursos)

 

Agronomia; Zootecnia; Técnico Agrícola; Segurança do Trabalho.

 

Principais atividades desenvolvidas no laboratório    

 

  • O laboratório é utilizado para aulas teóricas e práticas das disciplinas de Entomologia Geral (Agronomia e Zootecnia), Entomologia Aplicada (Agronomia).

  • Atualmente o laboratório mantém a criação massal de 4 espécies de insetos (Tenebrio, Pulgões, carunchos e orthoptera). Estes insetos são utilizados em experimentos propostos 3 projetos de TCC.

  • Outros dois projetos de levantamento de entomofauna (projetos de iniciação científica) utilizam a estrutura do laboratório para recepção, triagem e identificação de insetos coletados no campo.

  • O laboratório mantém também as coleções entomológicas e materiais utilizados em aulas práticas (armadilhas).

  • O laboratório de Entomologia é a sede do grupo de estudo em entomologia, o GEENT

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

 

Salas de aulas práticas com 20 microscópios; sala de preparo de meio com balanças analíticas, pHgâmetro e pipetadores automáticos; sala de esterilização com autoclave e estufa de circulação de ar; sala de transferência com câmara de fluxo laminar e sala de crescimento de plantas com BOD.Agitador magnético, Autoclave, Balança analítica, Balança semi analítica, Bancada de fluxo laminar, Banho histológico, Banho Maria analógico, Biorreator de imersão por bolhas com 4 frascos, Biorreator de imersão temporária, Câmara p/ germinação com fotoperíodo, Chapa Aquecedora, Clorofilômetro portátil – SPAD, Dessecador, Dispensador de parafina, Estufa com circulação e renovação de ar, Freezer vertical, Medidor de área foliar, Medidor de pH, Mesa de agitação orbital shaker, Microondas, Micropipetas Automáticas e eletrônicas, Microscópios, Micrótomo de mesa, Micrótomo rotativo automático, Osmose reversa, Placa Refrigerada, Refrigerador, Sensor de Potencial Hídrico da planta, Sistema de Iluminação de LED, Sistema de iluminação LED com comunicação wifi e Vortex.

 

 

Imagens do Laboratório

 
Fim do conteúdo da página