GAPE - GPCM
GPCM - Grupo de Pesquisas em Cultura Material
![]() |
|
O objetivo geral do grupo é estudar a cultura material da região em que se encontra inserido o campus Machado do IFSULDEMINAS;
Os objetivos específicos são:
i) o entendimento da formação histórica local e regional;
ii) com foco no estudo da história de seus sistemas agrários;
iii) na elucidação dos processos de emancipações da população afrodescendente durante o período escravista e no pós-abolição.
Dentro do campo da História Social e Cultural, o presente grupo de pesquisas tem como referencial analítico as abordagens de cultura material. Esse conceito é entendido aqui como a seção da realidade social comum à grande parte de um determinado grupo e dialeticamente vinculada à materialidade. Trata da fisicalidade de produtos culturais, mas também das próprias criações humanas em si, compreendidas como fruto da objetificação inerente à nossa existência. Busca-se, portanto, o estudo de “produtos” múltiplos (desde objetos e artefatos a festas tradicionais, receitas culinárias, padrões de consumo, sistemas agrários, formas de domesticidades, dinâmicas de urbanização, etc.) lidos a partir de seus padrões culturais “objetificados” e/ou “externalizados” no mundo social. O grupo divide-se em três linhas de pesquisas, a saber: História Local e Regional; História Agrária; Emancipações e Pós-Abolição. Busca congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação, de graduação e ensino médio, além de participantes externos.
A seleção de novos membros é realizadapor meio de entrevistas com discentes e pesquisadores externos que demonstram interesse na temática do projeto.
O GPCM se reúne regularmente em seminários de leituras e debates de textos, e debates sobre os projetos.
Dentre outros projetos, desenvolveu a exposição permanente: "História e Memória do distrito de Douradinho" (2020-2021); o projeto entre campi "Sertões a oeste do Rio Sapucaí: história, patrimônio e cultura material (sécs. XVIII-XIX)" (2021-2022), em parceria com o campus Muzambinho; a exposição permanente: "65 anos de História do Campus Machado" (2022); e no presente momento o projeto de extensão: "A Festa de São Benedito em Machado - MG: história e memória de seus ternos de congada (1914 – 2022)"
Informações atualizadas em: 25/11/2022
Redes Sociais