GAPE - GEPEC
GEPEC - Grupo de Estudos em Pecuária de Corte
![]() |
|
O GAPE tem como objetivo oportunizar aos alunos dos cursos superiores de Zootecnia e Engenharia Agronômica, e do curso técnico em Agropecuária, o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas sobre a produção de bovinos de corte.
A seleção de novos membros é realizada no primeiro semestre de cada ano letivo, composta de uma dinâmica de grupo, uma entrevista e uma atividade prática no setor.
As principais atividas desenvolvidas pelo GAPE são:
- Atividades de manejo: O contato direto e supervisionado dos alunos com os animais é imprescindível para a melhora na formação de profissionais cujas atividades envolvam animais. Assim, os alunos sempre estarão envolvidos nas atividades de manejo dos animais. Além disso, o envolvimento dos alunos nas atividades práticas cumpre parte das atividades diárias, ocasionando melhoria no funcionamento da unidade. Como exemplos dessas atividades, podemos citar: planejamento da alimentação e formulação das dietas, fornecimento de alimentação diária, pesagem dos animais, avaliação de escore de condição corporal e do ganho de peso, manejo de bezerros por ocasião do nascimento, vacinação, descorna, marcação, reforma e construção de cercas, manejo da pastagem.
- Planejamento das novas atividades e da infraestrutura necessária: Por se tratar de uma Unidade em fase de criação, a participação do bolsista nas atividades de planejamento não somente tem como objetivo verificar as necessidades das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Participação na reunião semanal do GAPE: durante a reunião são discutidos temas atuais e relevantes, relacionados à bovinocultura de corte. Além disso, o andamento das atividades em andamento, associado ao planejamento da Unidade serão discutidos.
- Desenvolvimento da personalidade de liderança: Dentro do planejamento das atividades do setor, o aluno será incentivado a agir com liderança e pró-atividade, trabalhando características indispensáveis ao boa relação interpessoal e comunicação.
Informações atualizadas em: 24/03/2020
Redes Sociais