Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gape - GENP

Banner Cabeçalho

GENP - Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas

1

GENP

Coordenador(a): Tâmara Prado de Morais

E- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Local de Funcionamento: Setor III

Área de Atuação: Pesquisa

Acesse a página no Instagram!

2

A Nutrição Mineral de Plantas é a ciência que estuda os nutrientes e suas funções no metabolismo vegetal. Este campo do saber, no âmbito da agronomia, tem por objetivo a produção sustentável de alimentos, fibras e energia. O Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas (GENP) foi criado em outubro/2019 e destina-se ao aprofundamento do conhecimento nesta área, mediante condução de pesquisas aplicadas. Cada integrante (discente) se responsabiliza por um projeto, desde a elaboração da proposta e execução à comunicação dos resultados, e todos colaboram para o êxito do grupo. Semanalmente, são realizadas reuniões para acompanhamento e evolução das pesquisas. Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, o GENP busca alternativas para produção agrícola em quantidade e qualidade em consonância com aspectos de preservação ambiental e parcimônia de recursos.
Linhas de pesquisa:
1) Nutrição associada à defesa vegetal
2) Fontes alternativas e melhor aproveitamento de fertilizantes pelas plantas
3) Elementos benéficos na nutrição de plantas

 

3

O ingresso no GENP ocorre por meio de processo seletivo sempre que há desligamento de membros. Podem participar alunos dos cursos de graduação em Agronomia ou Zootecnia do IFSULDEMINAS-Câmpus Machado regularmente matriculados entre os 2º e 7º períodos. Os critérios de seleção envolvem análise de currículo (modelo Lattes), dinâmica e entrevista.

 

4

Pesquisa científica
Projetos de pesquisa (2024):
1) Cobertura morta vegetal no desenvolvimento e eficiência de uso de água em alface: O uso de resíduos vegetais para a cobertura de solo é uma alternativa de manejo usada na agricultura, a fim de minimizar impactos aos recursos naturais, aproveitando resíduos produzidos na propriedade rural capazes de melhorar condições físicas, químicas e biológicas do solo, além de maximizar a eficiência do uso da água. Dessa forma, objetiva-se comprovar o efeito de coberturas vegetais mortas (palha de café, serragem e forragem) no cultivo convencional da alface nas quatro estações do ano, associadas à frequência de irrigação.


2) "Bacillus" sp. e silício no manejo da cercosporiose em mudas de cafeeiro: O projeto tem como proposta avaliar o potencial associativo de biocontrole, através da atuação sinérgica entre um elemento benefício (silício) e um microrganismo antagonista ("Bacillus" sp.) para controle da cercorporiose em cafeeiro, satisfazendo a necessidade de se otimizar a produção, simultaneamente à utilização de métodos alternativos de controle que promovam o resguardo de recursos ambientais.


3) Mitigação de estresses biótico e abiótico em plantas de algodão inoculadas com "Bacillus": O trabalho objetiva avaliar os efeitos de um inoculante à base de "Bacillus" no controle do mofo branco em plantas de algodão submetidas à deficiência de fósforo (P), e em associação ao uso de ácido salicílico (AS). Espera-se elucidar os efeitos como agente de biocontrole e biofertilizante das bactérias do gênero "Bacillus" e a ocorrência de sinergismo com a aplicação de AS, possibilitando aos cotonicultores brasileiros alternativas viáveis e ambientalmente sustentáveis de manejo nutricional e fitossanitário da cultura.


4) Características agronômicas da soja cultivada em sucessão a plantas de inverno e manejo do solo com biocondicionador: A soja apresenta alta relevância no cenário agrícola brasileiro, sendo, nas últimas décadas, uma das culturas mais tecnológicas em relação ao manejo. Dentre essas tecnologias, destacam-se os produtos denominados condicionadores de solo, caracteristicamente ricos em matéria orgânica, ácidos húmicos e ácidos fúlvicos, que atuam modificando estruturas físicas, químicas e biológicas do solo, melhorando a fertilidade e ajudando na restauração de solos degradados. Este trabalho propõe investigar o efeito de doses de substâncias húmicas aplicadas via solo, no momento do plantio, e influência da cultura antecessora (aveia-branca) no desempenho agronômico de plantas de soja e na saúde do solo. Espera-se elucidar a importância de manejos conservacionistas na qualidade do solo e seu reflexo na produção agrícola. A expectativa é que o biocondicionador seja uma alternativa compensatória na estabilização dos agregados do solo e na atividade biológica, independente do sistema de cultivo, podendo contribuir para a regeneração da área em condições próximas àquelas encontradas em áreas de vegetação nativa.


5) Fontes de nitrogênio na cultura do azevém: O azevém é uma ótima opção para cobertura do solo, pois é uma cultura de ciclo curto, interessante para entressafra no plantio direto de grãos. Com isso, esse projeto irá avaliar fontes de nitrogênio para observar a mais promissora para melhor produção de parte aérea e radicular. As fontes avaliadas, além da testemunha, serão composto orgânico, organomineral, ureia incorporada a filme de amido, ureia convencional e ureia protegida com inibidores de urease.


6) Silício e ácido salicílico no manejo do ácaro-rajado em morangueiro: O Brasil é um dos principais produtores mundiais de morango ("Fragaria × ananassa" Duch.), com destaque, no território nacional, para o estado de Minas Gerais. A cultura do morangueiro, no entanto, é vulnerável ao ácaro-rajado ("Tetranychus urticae" Koch), uma praga capaz de provocar danos que comprometem até 80% do rendimento das lavouras. O controle usual do ácaro-rajado é através do emprego de acaricidas sintéticos, cujo impacto ambiental, sob certas circunstâncias, pode ser bastante significativo. Desse modo, para reduzir a população da praga de forma mais sustentável, tornam-se necessários manejos alternativos. O objetivo deste trabalho é testar a eficiência de silício e de ácido salicílico no manejo do ácaro-rajado em plantas de morangueiro. Espera-se propor a utilização conjunta de silício e ácido salicílico como estratégia potencial para manejar a população de ácaro-rajado na cultura do morangueiro.


7) Efeito da adubação com enxofre e selênio no desenvolvimento e produtividade de bananeiras: No cenário mundial, o Brasil se destaca na produção de frutas tropicais, como a banana, embora haja margem para incremento do rendimento dessa cultura. A adubação é uma prática essencial na fruticultura, impactando diretamente a produtividade e a qualidade dos frutos. O objetivo desta proposta é avaliar o efeito de doses de enxofre (S) e de selênio (Se) no desenvolvimento e produtividade de bananeiras cv. 'Prata'. Espera-se recomendar doses de enxofre e selênio para bananeiras que promovam maior produtividade e qualidade dos frutos. A adubação adequada com esses elementos poderá representar uma prática eficiente e sustentável, essencial para aumentar o rendimento da bananicultura no Brasil, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor.

 

5

registrado em:
Fim do conteúdo da página