Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Notícias > Cerimônia de Certificação Técnica
Início do conteúdo da página

Cerimônia de Certificação Técnica

Campus Machado certifica mais de 170 estudantes do técnico 

DSC 0455No último sábado, 04 de março, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou, no período da manhã, a cerimônia de certificação de 100 alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Segurança do Trabalho. À noite, 76 estudantes dos cursos técnicos nas áreas de Informática e Alimentos foram certificados.    

As cerimônias reuniram, no Auditório Antônio Carlos Estanislau, familiares e amigos dos formandos, comunidade acadêmica e autoridades. A certificação da manhã foi presidida pelo reitor substituto, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, e a da noite pelo reitor titular, professor Cléber Ávila Barbosa. 

DSC 0449A diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke, abriu os dois eventos. Ao se dirigir aos formandos, destacou a conquista que o momento representa para eles e também para grande parte dos presentes, pessoas que os ajudaram a concluir a jornada. Lembrou, ainda, que os formandos ingressaram na instituição durante a pandemia. Encararam o ensino remoto nos dois primeiros anos e apenas frequentaram aulas presenciais no último. “Foram três anos longos e curtos ao mesmo tempo, voaram e se arrastaram, aulas práticas, teóricas, híbridas, presenciais, grupos de estudos, projetos, visitas técnicas, gincanas, jogos, enfim, dá pra cansar. Com certeza, tudo isso contribuiu para que vocês saíssem daqui com uma formação de excelência”, enfatizou. 

DSC 0233O reitor substituto, atual pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Carlos Henrique Reinato, discursou aos alunos durante o período da manhã, principalmente aos técnicos em agropecuária, e comentou sobre a satisfação de retornar à instituição, já que foi diretor do campus nos últimos oito anos. Também compartilhou a experiência como técnico agrícola formado pela Rede Federal. Ressaltou a importância da profissão para o desenvolvimento do País e as oportunidades que a formação abrirá, seja para ingresso no mercado de trabalho ou para continuidade dos estudos.     

DSC 0086O paraninfo dos formandos do Técnico em Segurança do Trabalho, professor Ademir Duzzi, discursou em nome dos demais paraninfos. Ele pediu licença a todos para se dirigir aos seus afilhados. “Mais uma vez meu muito obrigado a vocês por essa indicação. Confesso que fiquei emocionado, principalmente devido ao convívio muito prazeroso e que vai deixar ótimas lembranças”. O professor fez questão de aconselhar seus pupilos e lembrá-los de que é necessário “sacudir a poeira, porque esperar resultados diferentes, sempre fazendo as mesmas coisas, é, com certeza, impossível”. 

DSC 0451À noite, foi a vez do professor Cléber Ávila Barbosa, reitor do IFSULDEMINAS, discursar aos formandos. Ele mencionou que também foi aluno da instituição na época de Escola Agrotécnica, e que muitos dos professores homenageados foram também seus professores. “Confúcio dizia que a melhor forma de ser feliz é contribuir com a felicidade dos outros. E isso é o que nós estamos vivenciando aqui nesta noite. Quando nós entregamos esses diplomas a vocês, formandos, é para que possam seguir suas vidas, buscar seus objetivos e ideais”.   

DSC 0331A professora Maria Liliana Costa discursou em nome das demais paraninfas, as professoras Letícia Sepini e Poliana Ester da Silva, a quem agradeceu por terem cedido o momento para o discurso. Emocionada, lembrou os formandos dos desafios, mas também de momentos especiais e das conquistas, que, segundo a professora, merecem ser comemoradas. “Formandas e formandos, não desistam dos seus sonhos e não deixem que ninguém diga que não vão conseguir. Não se cobrem demais, mas não cruzem os braços. Procurem fazer o que gostam, façam tudo com amor, acreditem em suas ideias, e não se conformem com as injustiças”.

Mensagens dos oradores

DSC 0220Em seu discurso, Flávia de Fátima Rabelo, oradora da turma do Técnico em Segurança do Trabalho, traduziu o sentimento de muitos formandos. “Esperamos tanto concluir o curso, mas durante esse tempo e agora, no fim, vemos quanta falta ele está fazendo. Sentiremos saudades das risadas, das brincadeiras, até mesmo dos puxões de orelha, das provas, das apresentações de trabalho/seminários, sentiremos saudades do IF”. A aluna recebeu a certificação simbólica das mãos de seu pai, João Rabelo, servidor aposentado. 

DSC 0080A oradora do Técnico em Agropecuária, Camila dos Santos Oliveira, reconheceu os esforços da instituição e dos colegas. “Ao longo de todos estes anos na escola, convivemos com muitas pessoas, grandes profissionais, que com seu talento, fizeram o ano letivo acontecer, professores e colegas vieram e também se foram e deles levamos apenas as boas lembranças”. 

DSC 0322Isabelle de Oliveira Tavares, oradora do Técnico em Informática, ao discursar, expressou o sentimento de gratidão a Deus, aos pais, familiares, professores e colegas. Também trouxe otimismo em suas palavras.  “Estamos saindo desta instituição profissionais capazes, com potencial para sermos tudo o que quisermos. A esperança de mantermos o contato, nos impulsiona, assim como nos impulsionou há dois anos, quando passávamos pelo isolamento”.

Lara Caroline da Silva Marcelini, oradora dos formandos do Técnico em Alimentos, falou sobre a expectativa para a volta às aulas presenciais e lembrou a emoção da turma. “Que ano incrível que vivemos, foi o nosso terceirão… Eu sinto até um frio na barriga ao dizer isso. A partir de hoje, novos caminhos serão tomados, novas jornadas, novas amizades, novos lugares... mas não importa para onde vamos, e sim as lembranças que carregamos em nosso coração. Até um dia, meninas, eu amo vocês e as levarei para sempre no meu coração!”

 Texto e Fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página