Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Notícias > Evento - Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página

Evento - Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão

Estudantes de Agronomia e Zootecnia apresentam trabalhos de Pesquisa e Extensão

Evento também trouxe palestras sobre temas variados

DSC 0798No dia 13 de junho, alunos do 9° período de Agronomia e Zootecnia participaram da “Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão”. A programação do evento contou com  palestras focadas na extensão rural e com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A ação foi proposta pelo professor Eduardo Carvalho Dias. As palestras ocorreram no Espaço Sociocultural e a mostra no Ginásio Esportivo. 

DSC 0850Para a abertura, o egresso do Campus Machado,Fernando Carvalho, da empresa Coopfam, ministrou a palestra “O dia a dia da Extensão Rural e da sustentabilidade na cafeicultura”.  Ele se formou na primeira turma de Agronomia do campus. “Plantas de Cobertura: Ferramenta na construção da fertilidade do solo”; “Sistema de Gestão da Qualidade na fabricação de ração e Manejo na criação de bezerras” foram os demais temas abordados.

A estudante Ana Júlia Alves Siqueira, do 9° período de Zootecnia, apresentou o projeto “Enriquecimento Ambiental para Cordeiros Lactantes”. Ela conta que o trabalho partiu da necessidade de achar uma alternativa para diminuir o estresse no processo de desmame e aumentar o ganho de peso, pois no desmame o  animal fica estressado e perde peso corporal. O projeto começou na pandemia, quando a aluna começou estágio no setor de ovino e equino. Ela conta que inicialmente queria aplicar seus estudos nos equinos. Como era integrante do grupo GEO e com o apoio da professora Renata Maculan, viu a oportunidade de aplicar com os ovinos. 

Ana Júlia explica que não conseguiu todas as estatísticas porque houve morte de duas matrizes de parto gemelar, então a média do grupo controle ia ser muito baixa, mas visualmente houve resultados se comparados com os que estavam com suas mães. Sobre o evento ela diz que foi legal. “Pude passar um pouco do meu conhecimento e da minha experiência no projeto”.

DSC 0824Kenisson Vieira da Costa é aluno do 9° período de Agronomia e apresentou o projeto “Drone para pulverização: a tendência que está se confirmando no mercado”. Ele conta que o tema surgiu quando estava trabalhando na área comercial durante a pandemia. Com o retorno às aulas presenciais, propôs como tema do seu TCC a revisão. Com o evento pode explicar sobre seu tema, que não é tão conhecido pelas pessoas e ainda praticar para defender o TCC na quarta-feira, 15 de junho. “Foi bom o evento, pois possibilitou que  treinasse para a minha defesa”.  O projeto foi desenvolvido com o colega Breno Henrique Cláudio, que está testando a funcionalidade dos drones para monitoramento das lavouras na fazenda de cereais em que trabalha.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Egressa de Zootecnia é uma das vencedoras do 19º Prêmio Destaque na Iniciação...

Intercâmbio de estágios possibilita troca de experiências entre estudantes    Entre...

Campus Machado celebra 65 anos com uma semana de atividades acadêmicas, culturais e esportivas No dia 03 de...

Fim do conteúdo da página