Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágios > Notícias > IX Semana de Ciências Agrárias
Início do conteúdo da página

IX Semana de Ciências Agrárias

9º Semana das Ciências Agrárias reúne mais de 150 participantes em palestras e minicursos    

DSC 0716Nos dias 29/11, 30/11 e 01/12, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou a 9º edição da Semana das Ciências Agrárias de forma 100%  presencial. O evento reuniu mais de 150 pessoas e trouxe uma série de palestras e minicursos, com inovações do setor, visando atualizar os conhecimentos dos estudantes e proporcionar a eles vivências de campo. 

A Semana foi organizada pelos estudantes do 9º período do curso de Agronomia do campus e pelos integrantes do Grupo de Estudos em Nutrição de DSC 0388Plantas (GENP), com o apoio da coordenadora do curso, professora Tâmara Prado de Morais, da Empresa Agrovantec Júnior e com o patrocínio de empresas. Temas variados foram tratados pelas palestras e minicursos nos três dias de evento.

Para dar início à Semana, foi convidado o cafeicultor e consultor agronômico Guy Carvalho,  que falou sobre avanços tecnológicos na produção de café. Em continuidade, foram ministradas palestras sobre o uso de biofungicidas para o controle de doenças em plantas e manejo de daninhas no cafeeiro.

DSC 0522O segundo dia de evento contou com a participação do professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Renildo Felix, que proferiu a palestra “A arte da Guerra no Mip”. O objetivo da palestra foi ensinar sobre o manejo de pragas, incluindo o uso de drones para o controle biológico na Agricultura 4.0 . O consultor técnico Wellington Pereira Alencar de Carvalho abordou a tecnologia de aplicação de agrotóxicos com ênfase em aplicação aérea. A última palestra do dia contemplou os sistemas florestais como alternativa de produção.

O evento encerrou com abordagens inovadoras sobre o magnetismo do solo. O professor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), José Marques Júnior proferiu a palestra “As nanopartículas da terra: indicadores naturais para a agricultura”. Ele falou sobre organominerais como estratégias de manejos nutricionais alternativos eficientes na agricultura para altas produtividades.

DSC 0503Luiz Augusto Fonseca Scovini, estudante do 5° período de Agronomia, ministrou o minicurso “Análise de crescimento de plantas: como coletar melhores dados para seu TCC”. Para o estudante, passar seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso para outros alunos foi uma nova experiência. Ele conta que é sua primeira vez organizando e ministrando um minicurso, “ me senti desafiado a orquestrar oito horas de apresentação, entre teorias e práticas, porém as vivências no grupo de estudos “BioInVitro” dão uma base mais forte, confiança e firmeza para comentar determinados assuntos”.  

WhatsApp Image 2022 12 06 at 11.13.14O estudante do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária, Paulo Vitor de Carvalho, destaca seu aprendizado com a palestra "As nanopartículas da terra: indicadores naturais para a agricultura”. Segundo explicou, trata-se de um novo estudo que pode mudar o modo de cultivo e manejo do café, melhorando os níveis de qualidade e produtividade. Ele também participou do minicurso “Terra Madre em campo”. “Foi um excelente evento, tanto as palestras quanto os minicursos”, comentou o estudante.

A estudante do 9° período de Agronomia e integrante da comissão organizadora do evento, Patrícia Pereira de Souza, conta que foram meses planejando, fizeram várias reuniões e, mesmo assim, não era possível prever tudo o que poderia acontecer, “como a forte chuva no primeiro dia”. Para ela, o evento foi de muito aprendizado, além de palestras de altíssima qualidade. “Acredito que levarei esse momento para minha vida profissional, buscando sempre dar o meu melhor”.

Thalles Eduardo Xavier, estudante do 8º período de Agronomia, participou das palestras e pretende colocar em prática os conhecimentos sobre vantagens e desvantagens da irrigação do café e adubação uniforme e controlada. O assunto foi  tratado na palestra proferida por Guy Carvalho. 

DSC 0485A estudante do 9° período, Thaylla Caproni, participou do minicurso “Identificação de plantas e produção de mudas nativas”. Para ela, o minicurso foi muito prático e ajudou a aprofundar seus conhecimentos em botânica de mudas. “O evento foi de muito conhecimento e as palestras foram ótimas”.

Acácio Gonçalves é egresso do Campus Machado e ministrou a palestra “Influência das mudanças climáticas no manejo de daninhas”. Concluiu o curso de Agronomia em 2015. Doutor pela Esalq/USP, atualmente é  Gerente e Especialista em herbicidas da Agro do Mato Soluções Agronômicas, uma empresa de consultoria em herbicidas e plantas daninhas. Para ele, voltar ao campus é muito gratificante, pois é onde fez  sua graduação, e palestrar no evento é uma maneira de retribuir ao campus, ensinar o que aprendeu no decorrer da carreira, comenta. “Jamais desistam de seus sonhos, tudo é possível desde que se mantenham firmes no seu propósito”, deixou como mensagem aos futuros agrônomos.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página