Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ESTAGIÁRIO

LIVES:

Gravação da live do dia 02/07, sobre a IN 09/2020: https://drive.google.com/file/d/1jqHHhuLj6Q2H6f9VyLeBaFBxwsEyxpQy/view?usp=sharing

Slides apresentados sobre a IN 09/2020: clique aqui

Embora a Nova IN 12/2020 tenha revogado a IN 09/2020, a live e os slides podem continuar sendo observados, pois as únicas alterações foram: 

No artigo 5º, parágrafo 7º foi incluído o artigo 3º, parágrafo 3º da Portaria 617 de 03 de agosto de 2020, que fala sobre o estágios dos cursos técnicos.
 
No artigo 7º, o estágio do curso técnico em enfermagem se mantém suspenso deste que o MEC autorize a sua liberação.
 
 

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS VENCIDOS OU REALIZADOS DE 17/03/2020 ATÉ QUANDO DURAR A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO À COVID-19:

1 - Consultar AQUI a carga horária exigida para estágio e outros detalhes;

2 - Pesquisar empresas, órgãos públicos, profissionais liberais de nível superior registrados em conselho profissional ou pessoas físicas com cadastro de produtor rural para lhe conceder o estágio. Se o local exigir, apresente a CARTA DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO;

3 - Convidar um professor do IF que seja da área do estágio para ser seu orientador (se o estágio for feito no Campus, orientador e supervisor devem ser pessoas diferentes);

4 - Preencher digitado todo o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, em pdf editável, direto do site (sem converter para não desconfigurar), inclusive o nome do orientador em Dados do Interveniente e o Plano de Atividades na cláusula décima primeira, imprimir, assinar, colher assinatura do representante do concedente (não precisa da assinatura do professor orientador), e:

Opção 1: entregar presencialmente na Secretaria de Extensão, no mínimo 2 dias úteis ANTES do início do estágio, para que possa ser conferido. Atividade sem apresentação com antecedência do Termo preenchido corretamente NÃO SERÁ VALIDADA COMO ESTÁGIO. 

Opção 2: digitalizar todas as páginas em único arquivo, formato pdf,  e enviar pelo formulário https://forms.gle/gV2dQw4mDPibnyt67, no mínimo 2 dias úteis ANTES do início do estágio, para que possa ser conferido. Atividade sem envio com antecedência do Termo preenchido corretamente NÃO SERÁ VALIDADA COMO ESTÁGIO.O original deverá ser entregue na Secretaria de Extensão agora ou quando as aulas presenciais retornarem, somente para arquivo (para formandos, o prazo é até dia 19/03/21).

Se houver dúvidas no preenchimento do Termo, assista ao vídeo explicando: https://drive.google.com/file/d/1SN8xKPzpxhWWVIcf5qoW2eTBC_DK6Vba/view?usp=sharing;

5 - Solicitar à empresa que preencha o FORMULÁRIO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO, caso ainda não seja conveniada. Confira aqui a lista de conveniados;

6 - Preencher digitado a PASTA DE ESTÁGIO, imprimir, assinar, colher assinatura e carimbo do supervisor (não precisa da assinatura do professor orientador), e:

Opção 1: entregar presencialmente na Secretaria de Extensão agora ou até 4 meses após a volta às aulas presenciais (mas para formandos, tudo deve estar regularizado até dia 19/03/21);

Opção 2: digitalizar Ficha de Avaliação, Ficha de Frequência e Relatório de Estágio separadamente em pdf e enviar via formulário https://forms.gle/t4gvTimsic6gTehu9. A Secretaria de Extensão solicitará a aprovação do orientador por e-mail e se concedida, lançará a pasta de estágio no Suap. A original deverá ser entregue na Secretaria de Extensão agora ou quando as aulas presenciais retornarem, somente para arquivo (avisar a quem estiver recebendo que já foi enviada eletronicamente). Para formandos, o prazo é dia 19/03/21.

7 - Verificar com o Coordenador do Curso se será necessário realizar a defesa do estágio.

  Obs.: Clique nas palavras em verde para acessar os documentos citados.

 Não observar as regras acima causará a recusa do lançamento do estágio.

 

 Principais mudanças temporárias nas normas, em decorrência da pandemia:

- Projetos de pesquisa, extensão, monitoria, estágios remunerados e atividade profissional, incluvise como jovem aprendiz, poderão ser computados como estágio obrigatório, exceto para os cursos de Técnico em Enfermagem, cujos estágios estão suspensos, e Licenciaturas, que devem continuar seguindo as orientações da sua Pasta de Estágio.

Clique aqui para ver a documentação a ser apresentada para validar essas atividades

Clique aqui para enviar seu Formulário de Validação

 

- O estágio e as atividades a ele equiparadas, serão válidos na forma remota se realizados no período de 31/03/2020 a 27/05/2020 e a partir de 24/06/2020, conforme Instruções Normativas disponíveis em https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/institucional-geral/3450-regulamentacoes-instrucao-normativa.

 - Ao invés de 50%, as atividades validadas como estágio obrigatório dentro do Campus poderão ser 100% computadas. 

- Ao invés de 30, a carga horária máxima semanal passa a ser 40 horas, desde que seja a soma da carga horária de mais de um estágio realizado ao mesmo tempo.

- Ao invés de prazo de entrega de 2 meses após o fim das atividades, o prazo passa a ser de 4 meses após o retorno das aulas presenciais.

- Parentes de primeiro grau poderão ser supervisores de estágio.

 

Contato

Pelo telefone 3295-9735.

Pessoalmente na Secretaria de Extensão nos seguintes horários:

Segunda a quarta: das 7 às 12 e das 13 às 16 horas.

Quinta: das 7 às 16 horas.

Sexta: das 7 às 12 e das 13 às 15 horas.

Pelo zap 3295-9735: atendimento em até 24 horas, em dias úteis.

Pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.: atendimento em até 24 horas, em dias úteis.

Endereço: IFSULDEMINAS - Campus Machado - Ao Setor de Estágio

Rodovia Machado-Paraguaçu, km 03. Bairro Santo Antônio. CEP 37750-000. Machado/MG.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página