Procafé
Estudantes do Campus Machado realizam visita técnica à Fundação Procafé em Varginha

Nos dias 20 e 21 de maio de 2026, estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Machado realizaram uma visita técnica à Fundação Procafé, em Varginha (MG). A atividade teve como objetivo integrar os conhecimentos teóricos de sala de aula e do Grupo de Extensão e Pesquisa Agronômica em Cafeicultura (GEPA Café) às práticas e pesquisas aplicadas ao setor.
Participaram da atividade estudantes do curso de Agronomia (3º, 5º, 7º e 9º períodos) e alunos do curso Técnico (2º e 3º anos). Durante a visita, o grupo conheceu pesquisas em desenvolvimento na área da cafeicultura, com foco em temas como:
•Cultivares resistentes à ferrugem;
•Uso de mix de cobertura de solo;
•Novas tecnologias e produtos para a cafeicultura;
•Manejo de nematóides na cultura do café.
A visita foi acompanhada por docentes e servidores das áreas técnicas do campus. A programação permitiu aos estudantes a observação de práticas de manejo e tecnologias discutidas ao longo das disciplinas de Cafeicultura e nas atividades de pesquisa e extensão do grupo GEPA Café.
A atividade integra o cronograma de formação acadêmica e técnica, visando o contato dos estudantes com o desenvolvimento tecnológico e as pesquisas aplicadas à produção cafeeira regional.
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS-Campus Machado com informações do professor Ivan Caixeta
Fotos: Divulgação