Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cursos Senar

Em parceria com o Senar/MG, cursos de formação profissional rural são oferecidos no Campus Machado

 

WhatsApp Image 2024 02 29 at 11.15.57No período de férias, diversos cursos de formação profissional rural foram oferecidos nas dependências do IFSULDEMINAS - Campus Machado em parceria com o Senar/MG. As capacitações fornecidas pelo órgão visam atender à comunidade rural, oferecendo uma abordagem teórica e prática, informal, participativa e sistematizada, o que permite a aquisição de conhecimentos e habilidades. Ao todo, 35 pessoas receberam certificados.

Nos dias 18 e 19, o curso “Manutenção e Operação de Roçadeira” contou com a participação de 10 pessoas, dentre alunos e trabalhadores rurais. “Por cursar Agronomia, tenho comigo que é de suma importância conhecer os equipamentos e o dia a dia dos DSC 0218trabalhadores e produtores rurais, e como a roçadeira é um dos equipamentos mais utilizados, principalmente na nossa região, achei que seria interessante aprender um pouco mais”, relatou a estudante Amanda Bernardes, do 9º período de Agronomia.  

Um curso sobre solda foi promovido nos dias 22 a 24 de janeiro e certificou 06 pessoas. Além de alunos da instituição, o curso contou com trabalhadores da comunidade externa, foco importante para o órgão. Samuel Fernandes da Silva é estudante do Técnico em Agropecuária, e teve oportunidade de aprender habilidades importantes com o curso. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao Senar e ao Campus Machado”. Joaquim José Caproni contou que  foi proveitoso participar do curso de Solda e que gostou bastante da experiência.

A capacitação “Trabalhador da mecanização agrícola/GPS  aplicativo de localização” ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro e envolveu 6 pessoas. Os três cursos foram ministrados pelo agrônomo Matheus Costa Andrade, que atua há mais de 10 anos no Senar/MG. DSC 0281Ele explica que o órgão oferece uma variedade de cursos de formação para o meio rural na perspectiva de qualificação, aperfeiçoamento, especialização e atualização. A estudante de Agronomia, Lorrane Mendes, participou do curso de GPS e contou que conseguiu  aprender a medir áreas usando apenas o celular. 

WhatsApp Image 2024 02 29 at 11.15.57 1“Operador de aeronaves não tripuladas/DRONE - Asa Rotativa” foi um curso solicitado pelo professor Eduardo Carvalho Dias e ministrado pelo instrutor Samuel Mangia Paiva em duas ocasiões. Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, 7 alunos do Campus foram certificados. A segunda edição da capacitação foi oferecida nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro com a participação de mais 6 estudantes.  

Os cursos são articulados pelo mobilizador Aliandro Silva e ocorrem de acordo com a demanda. Segundo o profissional, as ações realizadas em parceria com o Campus Machado têm ocorrido com frequência e de forma bem sucedida. 

Para saber mais sobre as capacitações do Senar/MG, clique aqui! 

 

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado e divulgação

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página