Página inicial > Mais Notícias > 10ª Semana do Servidor

10ª Semana do Servidor

Campus Machado realiza a décima edição da Semana do Servidor

DSC 0622O IFSULDEMINAS - Campus Machado, a Associação de Servidores (Asseaf) e o Sindicato de Servidores (Sinasefe - Seção Machado) uniram-se para homenagear os mais de 200 colaboradores da instituição. Nos dias 25 e 27 de outubro, uma intensa programação foi organizada para comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado oficialmente no dia 28 deste mês.

A décima edição da Semana do Servidor teve início na quarta-feira com um café especial e sorteio de brindes. Durante a tarde, houve um encontro nos setores produtivos, onde os servidores participaram de um tour guiado na Equinocultura, Ovinocultura e Minifazenda. Durante o evento, foram apresentados os fluxos dos setores e discutidas algumas demandas específicas. No período da noite, a direção se reuniu com os servidores para um momento de descontração e lanche.

Ao longo da semana, vídeos com depoimentos dos servidores do Campus Machado foram divulgados nas redes sociais da escola, representando algumas das principais histórias. Professores e técnicos administrativos de diversas áreas compartilharam como a carreira no serviço público mudou suas trajetórias. Muitos profissionais vieram de regiões distantes para construir suas carreiras na instituição, alguns realizando seus sonhos ao assumir cargos desejados, outros seguindo uma trajetória familiar no serviço público, e vários sendo transformados pela escola e assumindo o compromisso de transformar outras vidas.

DSC 0466A professora Daiane Moreira da Silva é um exemplo de trajetória familiar no serviço público. Seu avô e mãe foram servidores da instituição, e agora ela se orgulha de trabalhar nos setores estruturados pelo avô, desde a época da Escola Agrícola. Após se formar em Zootecnia, Daiane assumiu como professora substituta aos 21 anos de idade, e logo conseguiu redistribuição para o Campus Machado, onde atualmente coordena o setor de Equinocultura e o curso de Zootecnia. Um momento marcante em sua carreira no serviço público foi quando atuou como professora visitante no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Rafaela Caixeta é assistente de administração e teve uma trajetória cheia de expectativas no serviço público. Após trabalhar em duas unidades do IFSULDEMINAS (Campus Inconfidentes e Reitoria, em Pouso Alegre), ela conseguiu transferência para o Campus Machado. Natural de Machado, Rafaela tinha o desejo de voltar a morar em sua terra natal e ficou surpresa com a oportunidade de assumir o cargo. Ela conta que, mesmo não tendo ficado em primeiro lugar no concurso, a nomeação em 2010 foi um grande sonho e realização profissional.

A professora Aline Manke, atual diretora do Campus Machado, também tem uma ligação familiar com o serviço público. Filha de servidor público e neta de colaborador terceirizado da Embrapa, ela trouxe sua afinidade com a pesquisa de Santa Catarina para Minas Gerais, onde concluiu um doutorado e dois cursos de pós-doutorado em instituições públicas. Em 2009, ingressou efetivamente no serviço público, unindo suas principais afinidades: pesquisa, docência e gestão. O momento mais marcante de sua carreira no serviço público foi quando percebeu que assumiria o cargo de diretora-geral do Campus Machado após a apuração dos votos para a direção geral. Sua trajetória acadêmica é fortemente voltada para a pesquisa, mas evoluiu naturalmente para a docência e gestão no IFSULDEMINAS.

Cultural Game

DSC 0595Na manhã da sexta-feira, 27 de outubro, os servidores participaram do tradicional “Cultural Game". As provas foram organizadas pelas professoras Letícia Sepini, Paulize Honorato e a pedagoga Elissa Castro. Quatro equipes compostas por servidores, colaboradores e estagiários disputaram os desafios propostos: Wiki Bruxos, Abre um chamado, Minhocas de guerra e Clube do Serjão.

A ideia da brincadeira foi criar um ambiente de interação e entretenimento para os colaboradores. Entre as provas mais inusitadas, a adivinhação de mímicas com o menor tempo possível  e a disputa de quem falava melhor um trava língua, mas com a boca cheia de farofa. A equipe campeã foi a Wiki bruxos, novata na competição. Minhocas de Guerra levou o troféu Abacaxi. Clube do Serjão ficou com o prêmio de Equipe mais animada.

DSC 0601“É um momento de descontração, aprendizado, interação e diversão! Ganhar como equipe mais animada nos dá ânimo para participar do evento no próximo ano e lutar pelo troféu de vencedores também!”, conta a servidora Yara Dias Fernandes. Para ela, o evento é uma oportunidade de se divertir e interagir com colegas que são de outros setores.

A professora Lúcia Helena sempre quis participar do Cultural Game, mas não conseguia por conta das aulas. “Neste ano, estava procurando uma equipe e deu certo”. Ela integrou a equipe Wiki Bruxos, que ganhou em primeiro lugar. Sobre a inspiração para o nome, Lúcia conta que a equipe pensou no grito de guerra e aproveitou o período de Halloween.

Para encerrar as comemorações, foi servido almoço no Refeitório do campus, quando a organização aproveitou para  sortear mais brindes.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado e divulgação