Página inicial > Mais Notícias > Feira de Ciências e Cultura

Feira de Ciências e Cultura

1ª Feira de Ciências e Cultura mobiliza mais de 600 estudantes do técnico

DSC 0060Na última quinta-feira, 19 de outubro, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária, Alimentos e Informática participaram da 1ª Feira de Ciências e Cultura. Mais de 50 trabalhos de diversas áreas do conhecimento foram apresentados, durante todo o dia, no Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Campus Machado.

Para elaboração dos trabalhos, foram formados grupos de 10 a 15 estudantes de diferentes cursos. A Feira desafiou os estudantes a se organizarem em equipes e a convidarem um professor para orientação e desenvolvimento do trabalho. As notas de avaliação dos trabalhos foram consideradas pelos DSC 0015professores das disciplinas envolvidas. Os cinco grupos com pontuações mais altas se apresentaram no evento “IF na Praça”, que ocorreu no último sábado, 21 de outubro. Em votação aberta, os finalistas concorreram a uma viagem ao Aquário de São Paulo. Ao final, 3 grupos foram premiados com o passeio.

DSC 0442 001Realidade aumentada como possibilidade de aprendizagem imersiva foi o trabalho apresentado pelos estudantes que ganharam o primeiro lugar. “Alegria demais e satisfação por conseguir apresentar um bom trabalho. Nossa equipe trabalhou bastante. Estamos muito felizes”, conta a estudante Elisa Ostrowski. Para ela, participar da 1ª Feira de Ciências e Cultura foi uma experiência boa e inesperada “mal sabíamos como seria e no fim foi um dia corrido e super divertido.”

DSC 0087Herbert Faria Pinto, professor de Informática, orientou o trabalho de impressão 3D para aprendizagem e o uso de garrafas pet para produção de peças. Desenvolvido pelo Grupo de Estudos Pixel, o trabalho atraiu outros estudantes que se prontificaram a participar. De acordo com o professor, todos se dedicaram muito para a apresentação na Feira de Ciências e Cultura. Herbert considerou uma boa oportunidade para recrutar novos integrantes para o grupo de estudos.

DSC 0032O grupo do estudante de informática, Matheus Oslei Ferreira, propôs um Consultório Filosófico. O estudante conta que, inicialmente, queriam falar sobre ciência e procuraram o professor Fagner, que sugeriu um consultório para tratar as doenças da alma. Para Matheus, participar da feira foi uma experiência nova que possibilitou explicar e falar sobre um tema de sociologia.

Crazy Foods foi o tema do trabalho apresentado pelo grupo da estudante Isabela Cunha Mendes, do curso Técnico em Alimentos. A aluna explica que seu trabalho foi testar receitas da internet e mostrar se são fake ou não. Outra temática abordada pelo grupo foi a questão dos alimentos naturais e industrializados. DSC 0090Isabela conta que achou a experiência legal e que, mesmo planejando com antecedência, ainda podem ocorrer erros. “ Foi uma possibilidade de aprender novos temas”.

Para a professora Fabiana Lucio de Oliveira, diretora de Ensino e coordenadora do evento, foi um privilégio acompanhar o sucesso da 1ª Feira de Ciências e Cultura. Os trabalhos apresentados exploraram conceitos científicos que impressionaram os presentes. “Os alunos demonstraram um domínio incrível dos tópicos, tornando a ciência acessível e empolgante para o público.”

Fabiana destacou a dedicação dos alunos que investiram na pesquisa e preparação para apresentar os projetos e os professores orientadores, pois desempenharam um papel fundamental, apoiando e incentivando os estudantes.

“Esta feira não apenas celebrou a ciência, mas também destacou o incrível potencial educacional quando alunos e professores trabalham em colaboração. Mal podemos esperar para as futuras edições”, comentou.

Classificação:
1° Lugar
Orientadora: Cristina Carvalho de Almeida
Realidade Aumentada como possibilidade de aprendizagem imersiva

2° Lugar
Orientador: Herbert Faria Pinto