Página inicial > Mais Notícias > Concurso de Cervejas

Concurso de Cervejas

Professores de Alimentos do Campus Machado integram júri técnico para concurso de Cervejas Artesanais

Inscrições aqui!

Edital

WhatsApp Image 2023 10 16 at 14.14.40Até o dia 31 de outubro, estão abertas as inscrições para o Concurso de Cervejas Artesanais de Machado – 3º Prêmio Mestre Cervejeiro. A iniciativa é da Prefeitura de Machado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com  e o Circuito Turístico Caminhos Gerais e o curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos do IFSULDEMINAS - Campus Machado.

Os professores da área de Alimentos compõem o júri técnico: Alex Uzeda, coordenador do Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart), Júlio César de Carvalho e Vanderlei Almeida, coordenador do curso Técnico em Alimentos.

A novidade para 2023 é que o concurso permite inscrições de produtores e fazedores de cervejas artesanais de todo o Brasil, tornando-se um concurso nacional com o objetivo de promoção turística, intercâmbio cultural e circulação da economia criativa da cerveja artesanal.

O concurso e a avaliação das cervejas ocorrerão no feriado nacional de 15 de novembro, quarta-feira, no Coreto da Praça Antônio Carlos, a partir das 14h. Além do concurso, também haverá diversas apresentações artísticas no local.

Como participar?

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 31 de outubro. O concurso contabiliza R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) em premiações. O 1° lugar receberá R$2.500,00, o 2° lugar R$2.000,00 e o 3° lugar R$1.000,00.

Como funciona o júri técnico?

O professor Alex Uzeda explica que há critérios a serem avaliados. “Para os jurados, cabe julgar se a cerveja não tem defeito. Além de não ter defeito, ela deve se enquadrar dentro de parâmetros de cor, sabor, espuma, aroma e teor alcoólico do estilo que concorre. Este é o papel do júri, que dá nota para cada atributo e justifica qual foi o problema para que a pessoa que fez a cerveja saiba porque perdeu ponto”.

De acordo com Alex, todo edital estabelece um estilo para a submissão das amostras. Neste ano, a avaliação do concurso será do estilo British Golden Ale - BJCP 12A, em conformidade com Programa de Certificação de Juiz de Cerveja (Beer Judge Certification Program).

Cervart e a Cervejaria-escola

WhatsApp Image 2023 10 16 at 14.11.56 1Nos últimos anos, o Campus Machado tem desenvolvido expertise em pesquisas e capacitações para o mercado cervejeiro. O  Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart), coordenado pelo professor Alex Uzeda Magalhães, nasceu com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a produção, história, características e apreciação de cervejas artesanais.

Desde 2018, são promovidos cursos de extensão para formação de mestres cervejeiros. Ao todo, mais de 1.600 alunos já foram capacitados nas modalidades presencial e a distância em cursos, como Cervejeiro Básico, Cervejeiro Avançado, Defeitos em Cerveja e Sommelier de Cerveja. A grade curricular do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos também conta com a disciplina de Cervejaria.

No ano passado, o primeiro lugar do Concurso Mestre Cervejeiro foi de um professor do Campus Machado, Tulio Marcos da Silva, da área de Informática, que começou a produzir cerveja artesanal como hobby e a partir de capacitações oferecidas pelo Cervart. “Fiz três cursos com o professor Alex Uzeda: Cervejeiro Caseiro, Cervejeiro Avançado e Microbiologia Cervejeira. Destes cursos, surgiram grupos de Whats App, onde trocamos ideias. Os cursos foram de excelente qualidade e fundamentais para o aprendizado”.

Os experimentos ocorrem em um Laboratório de Destilação, onde funciona a Cervejaria-escola. Nos últimos anos, o local passou por reformas e ampliações que melhoraram a infraestrutura. Durante a pandemia, o Ministério da Educação investiu em equipamentos e materiais para a transformação de bebidas e perfumes apreendidos em álcool em gel. Atualmente, o Cervart conta com 42 participantes. Muitos alunos do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mas também de outros cursos do Campus Machado.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado