Hackathon

Equipes do Campus Machado vencem a 5ª edição do Hackathon

WhatsApp Image 2023 09 21 at 09.34.32Três equipes do IFSULDEMINAS - Campus Machado foram premiadas na Maratona Hackathon. O evento, que está em sua quinta edição, ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, no Campus Passos, e trouxe como tema “Desafio Desenvolvimento Regional Sustentável”. O objetivo é propor e executar soluções inovadoras para problemas apresentados por três empresas que se inscreveram no projeto.

A equipe coordenada pelo agrônomo Arnaldo Libório venceu o desafio apresentado pela Serralheria Amaral. Já a equipe orientada pela professora Daniela Augusta Guimarães Dias se sagrou campeã na solução proposta a Belmiro's Café Especial, cujo desafio também  teve como segundo lugar a equipe coordenada pelo professor Eduardo Carvalho Dias.

Os participantes tiveram um momento para conversar com os representantes das demandas, sanar dúvidas e compreender melhor o problema. Além disso, seguiram a metodologia proposta e tiveram mentores durante os dias do evento para criar, inovar e gerenciar uma ideia, planejando, levantando requisitos, testando e validando o projeto.

Ao final da maratona, as equipes apresentaram um pitch com a solução proposta à banca avaliadora. Os estudantes aprovados em primeiro lugar receberão bolsas para o desenvolvimento do projeto em parceria com a empresa proponente do desafio.

Rebecca Diedrich Oliveira, aluna do 8º período de Administração, integrou a equipe que venceu o desafio da Serralheria Amaral. É a segunda premiação da aluna no Hackathon. Ela fez parte da equipe que se consagrou campeã em um dos desafios do 4º Hackathon.

A estudante achou incrível a experiência de participar do evento, ainda mais por ter contribuído com os dois títulos conquistados pelo Campus Machado (2022 e 2023). “É simplesmente surreal. Neste ano, estávamos sob a orientação do técnico Arnaldo Libório, que nos ajudou a ir além das nossas limitações. Foi realmente inspirador!”.

“O que me motiva a seguir participando deste tipo de evento é a possibilidade de poder inovar e usar a criatividade para desenvolver um novo produto ou solução para empresas reais. Estar envolvida em atividades desafiadoras me permite ampliar horizontes, aplicar pensamento crítico e oferecer soluções, que não apenas resolvem problemas, mas também promovem a sustentabilidade sem afetar a rentabilidade dos negócios”, contou.

Arnaldo explica que o desafio da Serralheria Amaral foi propor uma solução para aproveitar os resíduos de ferro do processo produtivo da empresa, o que acarreta prejuízo financeiro e ambiental. “Os alunos demonstraram maturidade no trabalho em equipe e resolução de problemas. Fiquei muito orgulhoso de toda a equipe”.

“Como profissionais da área de tecnologia, enfrentamos desafios como esse todos os dias, implementando, criando e trazendo soluções para problemas que pareciam impossíveis. No entanto, jamais imaginei que poderíamos unir sustentabilidade com tecnologia para criar uma solução benéfica tanto para nosso ‘cliente’ quanto para o futuro do nosso planeta. Agradeço a toda a equipe envolvida na criação deste evento”, compartilhou o estudante Guilherme dos Reis Leoni , do curso de Sistemas de Informação e integrante da equipe vencedora do desafio proposto pela Belmiros’ Cafés Especiais.

WhatsApp Image 2023 09 22 at 09.00.32A estudante Nadiny Carolina Cruz, do curso de Zootecnia, participou da equipe que levou o segundo lugar no desafio da Belmiro’s Cafés Especiais. “Fui parte da equipe RuralVision e juntos desenvolvemos uma proposta inovadora de embalagem retornável para cafés especiais, abordando a questão do consumo responsável. Como membro da ACZjr, essa experiência acrescentou muito ao meu conhecimento prático e trouxe novos métodos de execução de projetos para nossa empresa”.

Para a aluna, o evento proporcionou a oportunidade de expandir sua rede de contatos. “Acredito firmemente que no próximo ano estarei de volta para mais aprendizado e colaboração. Participar do Hackathon não apenas enriqueceu meu conhecimento, mas também me inspirou a continuar trabalhando em soluções sustentáveis e inovadoras”.

Equipes do Campus Machado:

Empresa Serralheria Amaral

1° lugar - Coordenador: Arnaldo Libório (alunos de Administração e Agronomia)

Empresa Belmiro's Café Especial

1° lugar - Coordenadora: Daniela Augusta Guimarães Dias (alunos de Sistemas de Informação)

2º lugar - Coordenador: Eduardo Carvalho Dias (alunos de Zootecnia)

Sobre Hackathon

Foto 06A maratona de mais de 30 horas ininterruptas reuniu 12 equipes formadas por estudantes e servidores de diversos campi do IFSULDEMINAS. O evento possui foco no desenvolvimento sustentável da região do sul e sudoeste de Minas Gerais e tem como objetivo estimular a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS ao exercício da cidadania, gerando soluções para um crescimento sustentável, por meio de uma competição multidisciplinar, formando lideranças corporativas comprometidas e inovadoras para o setor especificado.

De acordo com o coordenador da comissão organizadora, professor Diogo Kawano, o Hackathon é um dos grandes eventos que oportunizam os alunos a se desenvolverem. "Além de ter relação direta com o setor produtivo, tudo o que eles aprendem em sala de aula é colocado em serviço para a comunidade, ou seja, é um extensionismo muito forte. Outro ponto importante é a questão do trabalho em um ritmo intenso. São mais de 30 horas ininterruptas na solução do cliente, trabalhando competências e habilidades e também enfrentando desafios de ordem emocional".

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado