Página inicial > Mais Notícias > Encerramento da 10ª JURA

Encerramento da 10ª JURA

Evento encerra 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) do Sul de Minas

Integrantes do NEAPO lançam documentário

encerramento da 10 Jura do Sul de Minas foto 06 créditos Tatiana PlensProfessores, servidores e estudantes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Sede Alfenas e Campus Varginha e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado e Inconfidentes participaram, no sábado, dia 16 de setembro, do encerramento da 10ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) do Sul de Minas Gerais. A atividade foi realizada na Escola Popular de Agroecologia Eduardo Galeano, no acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio/MG, e contou também com a presença de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da secretaria operativa do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas.

A programação envolveu café da manhã solidário, mística, análise de conjuntura, apresentação das ações de pesquisa e extensão realizadas pelo Núcleo de Estudos em Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar (NETASA) da UNIFAL-MG, almoço, plantio, feira, visita às instalações da escola e café da tarde. Também foi realizado o lançamento do documentário “Na lida, na luta, resistência e ternura: trajetória do Coletivo de Mulheres Raízes da Terra” produzido por integrantes do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do IFSULDEMINAS - Campus Machado e disponível na plataforma Youtube:

Durante o encerramento, Tuíra Tule, da coordenação do MST, destacou a importância das ações de pesquisa e extensão que têm sido realizadas pelo NETASA e pelo NEAPO junto ao Quilombo Campo Grande e das atividades das 462 famílias camponesas que produzem comida, vida e o sonho de uma outra realidade. "Por isso é importante vocês aqui conosco, porque essa outra realidade só é possível se juntarmos as nossas forças". A servidora do IFSULDEMINAS - Campus Machado e integrante do NEAPO, Nathalia Brant, também comentou sobre a importância da Escola Popular Eduardo Galeano para o contexto da educação na região. "Não é só a construção de tijolos, mas a composição da resistência da educação popular do campo na nossa região. É muita alegria a gente poder falar de educação a partir desse território."

Ao longo do dia os participantes enfatizaram também a relevância da construção do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas como um espaço de anúncio da agroecologia e de denúncia e resistência às questões que ainda impactam a região como as tentativas de avanço dos latifúndios e monoculturas sobre as terras camponesas e a permanência do trabalho análogo à escravidão. “O Sul e o Sudoeste de Minas têm muita resistência. Estamos aqui nesse chão que hoje é chamado de Quilombo Campo Grande para resgatar também essa história de resistência muito anterior à criação da usina, absorvendo também essa história”, apontou Uschi Silva, integrante da secretaria operativa do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas.

A trajetória da JURA

encerramento da 10 Jura do Sul de Minas foto 01 créditos Tatiana PlensA Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é realizada, desde 2014, em universidades e instituições de ensino brasileiras e busca dar visibilidade às ações de luta pela terra e pela Reforma Agrária Popular, contribuindo para a formação intelectual, política e social de estudantes. Com o envolvimento de mais de setenta instituições de ensino superior em todo o país, a edição de 2023 da JURA foi baseada na perspectiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimento Saudável, lançado em 2020 pelo MST, e teve como objetivo dialogar com as lutas populares do campo e da cidade e projetar ações de fortalecimento e unidade. O plano está disponível nesse link: https://mst.org.br/especiais/plantar-arvores-produzir-alimentos-saudaveis/.

Acompanhe outras atividades do movimento agroecológico na região

Para saber mais sobre outras atividades das instituições de ensino, organizações e movimentos envolvidos na construção coletiva do conhecimento agroecológico na região é possível acompanhar os canais do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas no Instagram (@passomg) e no Youtube (@poloagroecologicodosulesud1050).

Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas